Adamastor recebe mostra do projeto Teatro Escola 360 no próximo sábado

Quarta, 19 de Outubro de 2022 - 13:34

Neste sábado (22), o Centro Municipal de Educação Adamastor recebe mostra do projeto Teatro Escola 360, com espetáculos gratuitos às 10h, 11h e às 12h. Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio da Escola 360, os espetáculos têm direção de Thaiz Sant’Ana, são encenados por alunos do projeto e oferecem ao público rico recorte das atividades do programa Mais Futuro nos CEUs de Guarulhos. A classificação das apresentações é livre.

Às 10h, o público confere Alice's no Mundo Virtual, espetáculo que retrata a história de uma jovem garota que cai em um buraco que a leva para outra dimensão. Às 11h, Deuses também Pecam conta a história da primeira humana criada por Zeus para trazer o caos ao mundo. Em seguida, às 12h, João e Maria e o Direito das Crianças retrata a história de duas crianças que são abandonadas pela madrasta que não tem condições de lhe darem comida, afeto e educação.

Teatro Escola 360

O projeto Teatro Escola 360 é uma iniciativa da Secretaria de Educação para a oferta gratuita de aulas de teatro para crianças, jovens e adultos nos CEUs da cidade. O projeto teve início em 2018, no CEU Ponte Alta, e hoje está presente também nas demais unidades.

Para além da formação de atores, o curso proporciona integração, criatividade, coordenação, memorização e vocabulário por meio de técnicas das artes cênicas, ampliando a consciência do mundo, do outro e de si mesmo para melhor reflexão sobre qual é o papel do ser humano no planeta.

Sinopses

Em Alice's No Mundo Virtual, uma jovem garota que cai em um buraco e que a leva para um novo mundo, onde ela se depara com pessoas novas, com novas experiências e muitos desafios. Ela tenta advertir seus novos amigos sobre o quanto a vida pode ser emocionante e cheia de aventuras sem que seja necessário estar o tempo todo conectado. Nesse mundo, ela os ensina que todos podem ser felizes além da tecnologia.

Deuses também Pecam é uma sátira que une as mitologias grega e egípcia, a partir da criação de Pandora, a mando de Zeus, para punir o mundo dos homens. Isso resulta na abertura de sua preciosa caixa, que continha todos os males e os pecados capitais que corrompem não só a humanidade, mas também os Deuses. Pandora deve encontrar uma forma de aprisionar de volta os pecados, mas antes terá que descobrir se é possível frear aquilo que evoca a essência do que é ser humano, ou seja, o pecado.

Em João e Maria e o Direito das Crianças, abandonadas pela madrasta, os protagonistas encontram uma casa feita de doces e ficam encantados com tantas maravilhas. Uma velhinha lhes oferece ajuda e, com muita inocência, eles aceitam. Ela tranca João para que ele engorde e lhe sirva de refeição, enquanto faz Maria de escrava. Maria tenta dialogar com a bruxa e lhe ensina sobre os direitos das crianças e, assim, consegue soltar seu irmão e eles fogem, reencontram sua madrasta e voltam para casa. A peça retrata o trabalho infantil, o direito à moradia, alimentação, família entre outros direitos das crianças.

Para saber mais sobre os eventos que acontecem na cidade, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agenda360.

Imagens: Divulgação/PMG