Afegãos acolhidos em Guarulhos jogam amistoso de futebol no campo do Macedo

Terça, 02 de Janeiro de 2024 - 15:53

Afegãos abrigados em Guarulhos participaram de um amistoso de futebol contra o Havana Futebol Clube, time da cidade. Duas partidas foram realizadas no dia 23 de dezembro: os afegão venceram um dos jogos por 2 a 1, e o Havana ganhou o outro pelo mesmo placar.

Os jogos foram realizados no campo da Associação Atlética Macedo, na rua Claudino Barbosa, 145, com entrada gratuita, e serviram para promover a integração dos afegãos, garantindo convivência comunitária e fraternidade.

Os jogadores migrantes residem, no momento, nas casas de acolhimento Cemeando, Todos Irmãos e Povos Fraternos I, II e III.

Residências para acolhimento

Guarulhos possui atualmente 257 vagas para acolhimento exclusivas para migrantes e refugiados, sendo 207 geridas pela municipalidade e outras 50 pelo governo estadual. Os equipamentos municipais são controlados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e os serviços neles são executados pelas instituições Cáritas Guarulhos, Núcleo Batuíra e Cemear.

Enquanto permanecem nos acolhimentos, os afegãos contam com auxílio das equipes na provisão de documentos como CPF e na regularização da situação no país. Eles também recebem atendimento médico fornecido pelas Unidades Básicas de Saúde das regiões, além de frequentarem cursos de português e participarem de atividades de integração.

Imagens: Divulgação/PMG