Alunos de Guarulhos vão representar a cidade na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Segunda, 25 de Outubro de 2021 - 11:10

Os dois projetos vencedores da Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (FECEG), que aconteceu durante a Semana do Conhecimento 2021, representarão Guarulhos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2022.

 

Os alunos Marco Aurélio de Souza Felix, Matheus Rocha Pardinho e Marcos Vinicius Ribeiro Borges, com orientação dos professores Kleber Nogueira e Marcos Roberto Paglione, da Escola Estadual Professor Celso Piva levarão o projeto “MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes: uma jornada científica através da construção de foguetes de garrafa PET” à feira nacional.

 

O outro concorrente de Guarulhos será o “IFSPCHAT - Saúde mental, tecnologia e interação escolar”, desenvolvido pelas alunas Bruna Giselle Arruda de Lima e Isadora Niz Pereira da Silva, com orientação dos professores Tadeu Silva Santos e Guilherme Novas da Silva, no Instituto Federal de São Paulo Campus Guarulhos.

 

Para a coordenadora da FECEG, Rita Ribeiro, essa é uma grande oportunidade para alunos, professores e um prêmio para a cidade. “É uma conquista e um reconhecimento importante para as escolas, os autores e orientadores que se dedicaram, desenvolveram excelentes projetos e irão apresentá-los na FEBRACE, mas também um prêmio para a cidade que passa a se destacar cada vez mais no cenário científico nacional”.

 

Sobre a FECEG

A Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (FECEG) ocorre no âmbito da Semana do Conhecimento para incentivar a cultura de pesquisa e o desenvolvimento científico da cidade e região. Em 2021, diversas escolas e instituições de ensino tanto públicas como privadas participaram. Foram sete cidades diferentes de três estados, sendo elas: Guarulhos, Campinas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena (SP), Curitiba (PR) e Novo Hamburgo (RS).

 

Segundo o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Guarulhos, Marco Aurélio Carvalho, esse é um excelente indicativo de que o evento está se tornando cada vez mais relevante e acessível. “Um dos nossos objetivos é popularizar a ciência e tornar eventos como esse acessíveis para todas as regiões da cidade, especialmente as regiões mais afastadas do Centro”.

 

A edição mais recente da Semana do Conhecimento, organizada anualmente desde 2017 pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), aconteceu durante os dias 4 a 8 de outubro. Todo conteúdo segue disponível e pode ser acessado no YouTube (youtube.com/semanadoconhecimento), Facebook (facebook.com/conhecimentogru) e Instagram (@conhecimentogru).