Alunos do projeto Jovens Comunicadores pelos Direitos Humanos produzem material sobre importância da garantia de direitos

Terça, 21 de Dezembro de 2021 - 11:52

Seis alunos do projeto Jovens Comunicadores pelos Direitos Humanos produziram um material jornalístico sobre garantia dos direitos humanos e sobre o III Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos, que aconteceu no último dia 10 de dezembro, data em que se comemora a declaração universal dos direitos humanos. O vídeo, que pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=g39z0UL5g2I, é uma edição especial do telejornal estudantil “A fala é nossa”.

 

O projeto Jovens Comunicadores, que ainda é piloto, foi desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura de Guarulhos, consiste em fomentar a participação ativa de adolescentes da periferia da cidade no centro do debate público sobre pautas identitárias, de direitos fundamentais e que combatam todo tipo de preconceito.

 

Esta primeira edição contou com a participação dos estudantes Alayana Beatriz, Helouise Stephane, Marcela Cristini, Murilo Lucas, Vitória Gomes e Wesley Gabriel da Escola Estadual Professora Simone Machado da Silva Torres, situada no Jardim Ponte Alta.  Os adolescentes já realizam um relevante projeto de educomunicação na escola onde estudam, com orientação de seus educadores.

 

Para Tiago Ortaet, servidor público e um dos idealizadores e coordenadores do projeto, promover a inserção dos jovens nas discussões é uma imprescindível ação de cidadania “É dever de todo profissional que trabalhe diretamente com a construção de políticas públicas aproximar jovens da periferia para o centro do debate, fomentando protagonismo juvenil, liderança e aprendizado significativo”, comentou.

 

A intenção é que o projeto expanda suas ações para mais escolas públicas da periferia e multiplique seu alcance por meio de palestras, formações, parcerias, campanhas de conscientização e inscrições para cobertura do fórum anual.

 

Formação


No último dia 6 de dezembro foi realizada uma formação para os adolescentes sobre a importância do jornalismo na democracia e as pautas em direitos humanos. O evento aconteceu na Casa do Jovem, através de uma parceria com o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul, Professor Antônio Assiz.

 

Além disso, os participantes marcaram presença nas salas temáticas do III Fórum de Direitos Humanos, onde realizaram a cobertura jornalística. Durante a plenária de debates do fórum, a estudante Alayana Beatriz, de 17 anos, falou em nome do grupo sobre a importância de terem participado. “Foi muito produtivo participar desse fórum para podermos conhecer mais e sermos multiplicadores em nosso bairro”, comentou a estudante