Ave ameaçada de extinção é registrada no Núcleo Cabuçu do Parque da Cantareira

Quarta, 13 de Março de 2024 - 16:41

Durante saída a campo para monitoramento da fauna silvestre no Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira, a equipe técnica de manejo de fauna de vida livre do Zoológico de Guarulhos registrou a ave conhecida popularmente como “barbudinho” (Phylloscartes eximius), espécie ameaçada de extinção no Estado de São Paulo.

 

O passarinho, que mede 12 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente oito gramas, alimenta-se de pequenos insetos que captura por meio de manobras aéreas no alto da floresta, geralmente perto de rios e lagos. Constrói seu ninho com musgos e teias de aranha próximos a riachos em meio à Mata Atlântica, dependendo, portanto, da preservação do ambiente para sua sobrevivência. Na região do continuum Cantareira-Itaberaba têm sido frequentes os registros do barbudinho graças ao alto grau de preservação da região.

 

Em Guarulhos já foram levantadas mais de 400 espécies de aves relacionadas na última edição da lista da fauna do município, que conta também com 85 espécies de mamíferos e 74 de répteis, dentre outras.

 

Fotos: Carlos Henrique Ferreira