Bolsistas do Faculdade Guarulhos participam do 3º Festival de Invenção e Criatividade

Quinta, 20 de Outubro de 2022 - 18:39

Estudantes de Pedagogia do programa Faculdade Guarulhos – iniciativa da administração municipal que oferece bolsas de estudos integrais à população em situação de vulnerabilidade - participaram como monitores dos alunos da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira (20), durante o 3º Festival de Invenção e Criatividade (FIC), evento da Semana do Conhecimento 2022, no Salão de Artes do Adamastor Centro.

O prefeito Guti prestigiou a iniciativa nesta manhã, acompanhado por Jorge Taiar, secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), pasta responsável por essa realização. Segundo Guti, a Semana do Conhecimento tem um papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico, educacional e da criatividade da juventude guarulhense. "A participação de nossos estudantes tem sido efetiva e nos mostrado um grande número de talentos que precisavam apenas de incentivo e de oportunidade para mostrarem o seu potencial. E estamos dando essa oportunidade por meio da Semana do Conhecimento, o que me dá muito orgulho por tê-la implantado em Guarulhos", explicou o prefeito

O FIC é um festival de educação criativa para pessoas de todas as idades que queiram criar e aprender. Nele, os bolsistas da Faculdade Guarulhos puderam também explorar materiais de baixo custo e tecnologias educacionais (kits educativos), criando e construindo conhecimentos e recursos pedagógicos para a futura vida profissional. “Nossa ação é para abrir espaço para pessoas de qualquer idade, de crianças a adultos, estimularem a criatividade ao longo da vida,” explicou o coordenador do Laboratório de Criatividade e Inovação do Setor Público (Esap Lab), Alex Garcia.

A bolsista do programa, Lucivânia Pereira da Silva Souza, de 38 anos, cursa o 1º ano de Pedagogia. Viúva e mãe de dois filhos, ela viu na Faculdade Guarulhos uma oportunidade de realizar o sonho de ser professora. “Eu sempre gostei de crianças e trabalhei de babá algumas vezes. Hoje estou trabalhando como auxiliar de sala em uma escola da rede privada. Meu sonho é aprender inglês para dar aula”, revelou a futura pedagoga, enquanto auxiliava pequenos alunos da educação infantil no desenvolvimento de atividade com massinha.

Para participar do Festival, os integrantes do programa passaram pela formação Mão na Massa realizada pelo Departamento de Modernização Administrativa, por meio do Esap Lab, na última quinta-feira (13).

Aprendizagem criativa

Os alunos que visitaram o FIC tiveram oportunidade de criar com massinha e elementos da natureza (galhos e folhas secas, entre outros), inventar um instrumento musical a partir de uma caixa de pizza, montar uma trajetória com materiais descartáveis para que uma bolinha pudesse percorrê-la, além de usar kits educacionais para montagem e para robótica.

“Entendemos a importância de um centro de inovação em políticas públicas como o Esap Lab que fomenta ações, como o FIC, através da participação de diversas pastas, de empresas e do terceiro setor, envolvendo os objetivos do desenvolvimento sustentável”, afirmou Garcia.

Já o ecobrinquedista do Instituto Catalizador, Renato Barboza, destacou o objetivo da aprendizagem criativa. “A proposta é por a mão na massa para resgatar a curiosidade, a vontade de aprender e ir em direção à descoberta e à invenção. É conhecer o mundo e a ciência fazendo ciência na prática,” disse.

O Festival de Invenção e Criatividade faz parte da exposição anual de projetos e práticas pedagógicas selecionados entre as escolas públicas e particulares do município e região, a Expocriatividade. A organização do evento é feita pelo Departamento de Modernização Administrativa da Secretaria de Gestão, por meio do Esap Lab, em parceria com o Instituto Catalizador e com empresas que desenvolvem kits educacionais (Atto Educacional e Fábrica de Nerdes), além das Secretarias de Educação e de Serviços Públicos (Programa Lixo Zero) e da SDCETI.

Imagens: Márcio Lino e Ivanildo Porto/PMG