“Brilha Guarulhos Empresarial” tem nova edição em Cumbica

Terça, 01 de Agosto de 2017 - 17:15

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nova etapa do Brilha Guarulhos Empresarial na manhã desta terça-feira, dia 1º, nas avenidas Guinle, Cumbica, Diorama e Projecta e ruas Panambi, Ouro Verde de Goiás e dos Jesuítas - logradouros localizados no bairro de Cumbica. Esse projeto reúne esforços das secretarias de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI); Obras; Transporte e Trânsito (STT); Serviços Públicos (SSP) e de Meio Ambiente (Sema); e da Proguaru.

Durante o dia, serviços de zeladoria, como roçagem, pintura de guias, varrição, remoção de resíduos e capina foram realizados por colaboradores da Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e voluntariamente por funcionários das regionais da Prefeitura do Pimentas, São João, Vila Galvão, Cumbica, Cumbica Industrial e Bonsucesso. Caminhões e retroescavadeiras foram utilizados na ação, inclusive para a remoção de entulho das vias.

O prefeito Guti acompanhou os trabalhos, juntamente com os secretários Rodrigo Barros (SDCETI), Linaldo Koga (Obras) e Loredana Glasser (SSP), e representantes da STT e Sema. Também participaram industriais da região e representantes de entidades empresariais.

Parcerias

Guti disse que esse é um trabalho essencial para a revitalização da cidade. “O Brilha Guarulhos Empresarial chega a Cumbica porque é necessário melhorar os acessos e os equipamentos próximos às indústrias da cidade, a fim de gerar empregos. Em razão da conjuntura econômica do país, Guarulhos sofre muito com a retração da economia, por isso é necessário revitalizar os bairros para dar mais estrutura para as empresas”.

Segundo Guti, a luta contra o desemprego é árdua. “Para nós revertermos esse quadro devemos unir esforços, garantindo bons acessos e boa iluminação”, disse. Ao final, ele pediu uma salva de palmas para os funcionários que estão atuando nessa empreitada e aos empresários que deram total apoio ao ‘Brilha’.

A secretária Loredana Glasser afirmou que o Brilha Guarulhos consiste na integração das secretarias em favor de cada bairro, por meio da atuação das Regionais. Já Rodrigo Barros manifestou-se entusiasmado com a atuação em bloco das secretarias e que essas são ações de zeladoria e de infra-estrutura que conseguem unir os times.

Por sua vez, o secretário Linaldo Koga disse que a principal atuação da Pasta nessa edição do Brilha é trocar cerca de 190 lâmpadas em 30 ruas do bairro, que deverá estar concluída até o final da semana. Entre as vias mais beneficiadas por esse serviço estão: Estrada Velha Guarulhos – São Miguel, avenidas Brejinho Serra Branca, Antonio Bardella, Projecta e Orlanda Bergamo, viela Pocinhos, ruas Luiz Vaz de Camões, João Batista Nogueira e Panambi.

Vander Martins, gerente da Sema, informou que Cumbica é uma ilha de intenso calor e que estão sendo plantadas 5.000 árvores no bairro nesta ação. Quanto à área de trânsito, a STT está sanando os gargalos que existem em Cumbica. Há planos de adequação viária da (avenida) Guinle, com alargamento de algumas vias do bairro e vagas em 90º para melhorar o trânsito.

Confiança e otimismo

A empresária Rosmari Guellery disse que a região dever ser bem cuidada, assim novas empresas virão para a cidade. “A municipalidade tem de ficar atenta aos anseios dos empresários, que estão sempre defendendo a geração de empregos”. Para o industrial José Roberto Lapetina, que já dirigiu o Ciesp local, “quando a Prefeitura aponta o bom caminho, os empresários seguem em frente com confiança e otimismo”.

O programa já teve etapas nos bairros da Ponte Alta, Pimentas, São João, Cabuçu, Taboão, Vila Galvão e Centro. Na agenda de agosto, sempre às terças-feiras, estão previstas ações do Brilha Guarulhos Empresarial nas seguintes regionais: dia 8, Taboão; 15, Cumbica (Aeroporto); 22, Vila Galvão; e 29, Centro.

O projeto Brilha Guarulhos Empresarial recebe das empresas da cidade demandas de obras públicas e ações de zeladoria urbana, como limpeza, poda de árvores, iluminação e tapa-buracos. Para participar, basta preencher o formulário que está no site www.guarulhos.sp.gov.br/brilhaguarulhosempresarial

Imagens: Sidnei Barros