Cadastro Único para Programas Sociais é apresentado à equipe da Coordenadoria da Igualdade

Sexta, 17 de Fevereiro de 2017 - 14:34

A equipe da Coordenadoria da Igualdade Racial foi apresentada, nesta quinta-feira (16),  ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico. Ele é um importante instrumento para mapear a realidade socioeconômica e identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social, além de subsidiar ações e aperfeiçoar políticas públicas. No município, o Cadúnico é atualmente utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, e possui um banco de dados com cerca de 362 mil pessoas.

Regulamentado pelo Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, o Cadúnico permite diagnósticos relevantes para o planejamento de ações do poder público. Ele possibilita identificar a renda per capita das famílias, incidência de gravidez na adolescência, quantas pessoas estão em situação de rua, entre outras informações que podem ainda ser filtradas, permitindo ações mais eficazes conforme as demandas sociais identificadas.

Desde 2003, obrigatoriamente a seleção e a inclusão de famílias nos programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Minha Casa, Minha Vida são realizadas por este cadastro federal.