Caminhada dos Direitos Humanos reúne pessoas em situação de rua em Guarulhos

Segunda, 12 de Dezembro de 2022 - 16:40

Foi realizada na última quarta-feira (7) a 1° Caminhada dos Direitos Humanos de Guarulhos, que reuniu 54 pessoas entre usuários dos serviços de atendimento à população em situação de rua da cidade e os servidores que atuam nesses equipamentos. A ação faz parte do calendário de eventos em comemoração à Semana Municipal de Direitos Humanos e foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com o Fórum Municipal de Políticas Públicas para as Pessoas em Situação de Rua de Guarulhos.

O trajeto foi todo acompanhado por agentes de trânsito e saiu da praça dos Químicos, que fica em frente a um dos equipamentos de assistência a essa população, passando pelas avenidas Monteiro Lobato e Paulo Faccini e finalizado no Bosque Maia, onde os participantes empunharam cartazes com frases de conscientização sobre a luta contra o preconceito que sofrem.

No Bosque Maia participantes viram a exposição Acessibilidade e Inclusão, também organizada pela municipalidade, e promoveram uma roda de conversa sobre os desafios da acessibilidade para as pessoas em situação de rua.

Direitos humanos em foco

Durante toda a última semana os equipamentos de atendimento e acolhimento para pessoas em situação de rua abordaram os direitos humanos por meio de palestras, filmes, documentários, confecção de cartazes e grupos de discussões, trabalhando o fortalecimento de ações que contribuam para a garantia dos direitos humanos, encerrando com a caminhada.

Fotos: Divulgação/PMG