Campanha de outubro de castração gratuita de cães e gatos tem inscrições abertas

Terça, 11 de Outubro de 2022 - 17:22

A Prefeitura de Guarulhos recebe inscrições para as 267 vagas remanescentes da campanha de outubro de castração gratuita de cães e gatos. As vagas restantes são para felinos machos e fêmeas e para caninos machos.

Para inscrever o pet, o tutor deve acessar a página dpan.guarulhos.sp.gov.br e clicar em “Agendamento”, fazer o cadastro para a obtenção de login e senha e seguir as instruções. Cada pessoa pode inscrever até dois animais a cada seis meses.

Das 1.060 vagas oferecidas neste mês, 793 já foram preenchidas. “É importante que os machos também sejam castrados para evitar doenças e a procriação indesejada”, afirma Juliana Kopczynski, diretora do Departamento de Proteção Animal (DPAN).

As cirurgias de esterilização são realizadas na sede do DPAN, em Bonsucesso. Novas campanhas de castração gratuita são abertas pela Prefeitura na primeira sexta-feira de cada mês. O procedimento para tentar uma vaga é o mesmo descrito acima.

Castração

A esterilização cirúrgica de cães e gatos, procedimento invasivo que dura cerca de 30 minutos, é fundamental para o controle reprodutivo dos animais e evita casos de abandono e maus-tratos. A castração também é importante na prevenção de problemas de saúde, como tumores de testículo, próstata e mamários. Pets castrados tendem a ficar mais caseiros e a reduzir o hábito de urinar para demarcar território.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG