Canil da GCM festeja o nascimento de nove filhotes de pastores-alemães

Quarta, 27 de Janeiro de 2021 - 10:05

No último domingo (24) a pastora-alemã Luna deu à luz nove filhotes no Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos. Todos são crias do também pastor-alemão preto Athos, que junto com a mãe é excelente na modalidade Agility, Guarda e Proteção.

A Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil) explica que o treinamento dos animais é feito para que atuem no patrulhamento diário, no controle de distúrbio civil, na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por entorpecentes, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos), entre outros serviços de segurança.

O treinamento com cães é dividido em várias etapas, como condicionamento físico e exercícios voltados para melhorar e manter a capacidade dos cães. O adestramento básico é realizado diariamente.

Alguns filhotes, após passarem por testes de ação, serão inseridos no plantel do canil, enquanto que os demais poderão ser doados. A escolha do animal que irá fazer parte do grupo de ação da GCM é feita ainda nas primeiras semanas de vida. Observa-se o cão mais atento (esperto), que não demonstre medo e que não seja muito bravo. Eles começam os treinamentos desde os seis meses e ficam prontos para o serviço em um ano. Efetivamente, o cão está capacitado com dois anos de idade para atuar nas ruas.

Para o secretário Marcio José Pontes, titular da pasta para Assuntos de Segurança Pública, os cães são um complemento essencial na prevenção e combate aos atos criminosos. “Por esse motivo recebem um treinamento especial e altamente especializado, para que possam cumprir suas funções da forma mais eficiente possível”, explica.

Fotos: Divulgação/PMG