Caravana da Saúde realiza atendimento no Parque Renato Maia

Segunda, 04 de Novembro de 2019 - 14:45

O Instituto Internacional Moça Bonita, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos e a Sociedade Islâmica Brasileira, promoveu a primeira Caravana da Saúde no Brasil, neste domingo (3), no Parque Renato Maia. A entidade trouxe diversos serviços de saúde gratuitos, entre eles mamografia, atendimento médico, orientação com advogados, avaliação odontológica e oftalmológica (com distribuição de óculos), coleta e distribuição de lenços para pacientes oncológicos e coleta de doação de cabelo para confecção de perucas. A Secretaria de Saúde disponibilizou vacina contra o sarampo para pessoas com idade até 59 anos.

Presente ao evento, o prefeito Guti agradeceu toda comunidade islâmica e o Instituto Internacional Moça Bonita pela ação de cidadania. "Fico feliz e agradecido por eventos como esse que nos ajudam a cuidar da nossa saúde. Muita gente aproveitou os serviços ofertados para cuidar da saúde, principalmente a carreta da mamografia e as consultas com oftalmologista", afirmou Guti.

A ação atraiu pessoas de diversos bairros, como Dioliria dos Santos Dantas, moradora do Jardim Ponte Alta, que aproveitou a ação para se consultar com o oftalmologista. “A ação ajuda muitas pessoas que não têm condições ou tempo para fazer esses exames", afirmou.

Maria Gomes dos Santos Oliveira, moradora do Recreio São Jorge, estava empolgada com a caravana. "Fiz vários exames. Vim participar e coloquei alguns exames em dia. Fiz mamografia, passei com o oftalmologista, verifiquei a pressão e a diabetes", disse.

O presidente da Sibra de Guarulhos, Abdo M. Arab, afirmou que esse é um trabalho voluntário e beneficente que a comunidade islâmica faz para a população. "Nossa missão é ajudar ao próximo, independente da raça, cor e religião. Agradeço a presença do prefeito Guti e o apoio do secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, nas ações sociais promovidas pela entidade", ressaltou.

Representando o secretário de Direitos Humanos, o adjunto da Pasta, Daniel Mourad, agradeceu pela ação. "Guarulhos é o primeiro município do Brasil a receber a caravana e agradecemos ao Instituto Moça Bonita por proporcionar aos guarulhenses importantes serviços de saúde", disse.

Em Guarulhos, a ação contou com voluntários das secretarias de Saúde e de Direitos Humanos.

Moça Bonita

O Instituto Moça Bonita não tem fins lucrativos. Mantido pela iniciativa privada, foi idealizado e coordenado pelo médico radioterapeuta, Aref Muhieddine, que deu início aos trabalhos humanitários no Líbano há três anos. Em agosto de 2019, o Moça Bonita foi lançado no Brasil, na cidade de São Paulo.

O Instituto é o primeiro no mundo voltado exclusivamente ao diagnóstico e tratamento de câncer em mulheres com idade entre 20 e 50 anos. No Brasil, o Moça Bonita dará início aos trabalhos com um projeto piloto com 20 mulheres jovens já diagnosticadas com câncer. São mulheres com até três salários mínimos de renda mensal per capita, independente de nacionalidade e religião.

As pacientes receberão os serviços de acordo com as suas reais necessidades, dentre os quais consultas com especialistas, cirurgias, pesquisa genética, radioterapia, acompanhamento odontológico antes e durante o tratamento oncológico, atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, entre outros.

A paciente e seus familiares receberão ainda acompanhamento psicológico e uma vez por mês, o acompanhamento de profissionais de beleza e moda, como parte de humanização do tratamento.

Imagem – Márcio Lino / PMG