Catálogo reúne mais de cem indicações de títulos com conteúdo LGBTQIAPN+

Sexta, 10 de Fevereiro de 2023 - 12:21

Está disponível para consulta e divulgação, na página encurtador.com.br/alCIO, o Catálogo Cultural + de 100 Recomendações de Conteúdos LGBTQIAPN+, coletânea de indicações de títulos de filmes, livros, séries, história do movimento e também dicas sobre podcasts, influenciadores, ativistas e personalidades com trabalhos relevantes na abordagem de temas na perspectiva da comunidade lésbica, gay, bissexual, travesti, intersexual, queer, assexual, pansexual, identidades não binárias e outras.

O trabalho é fruto da pesquisa realizada por Deise Nunes da Silva, estudante de graduação do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São

Paulo (Unifesp), por meio de um projeto de pesquisa e extensão em parceria com o Observatório dos Direitos Humanos e a Subsecretaria de Políticas da Diversidade, integrantes da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos. A orientação foi realizada pelo professor Bruno Konder Comparato, doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP).

O maior desafio, segundo Deise, foi encontrar um conteúdo que escapasse aos estigmas e preconceitos acerca da causa. “Existe uma pequena gama de trabalhos que foge à heteronormatividade, ou seja, que trazem situações em que orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas. Desta forma, foi necessária uma pesquisa refinada até chegarmos às indicações que compõem o catálogo. Espero que toda a comunidade LGBTQIAPN+ possa se sentir representada”, afirma a estudante.

Além das indicações, o catálogo traz ainda uma breve descrição do trabalho da Subsecretaria de Políticas para a Diversidade, que realiza diversas ações de acolhimento, encaminhamento e formação às pessoas LGBTQIAPN+, dentre elas feiras culturais, sessões de cinema, cursos preparatórios, rodas de conversa, casamentos coletivos e encaminhamento a projetos sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo email politicasdadiversidade@guarulhos.sp.gov.br ou pelo WhatsApp (11) 94182-4619.

Imagem: Divulgação/PMG