Cempics inicia programação de abril com oficina de horta doméstica

Quarta, 17 de Abril de 2024 - 15:20

Na manhã desta quarta-feira (17) o Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos deu início à programação de abril com a oficina Horta Doméstica em Pequenos Espaços. Destinada a maiores de 16 anos, a atividade teve como objetivo incentivar o cultivo de alimentos em locais reduzidos, como quintais e varandas, proporcionando economia, segurança alimentar e contribuindo para a saúde e para uma fonte de renda alternativa.

Organizada pela equipe de agricultura urbana da Prefeitura de Guarulhos, a oficina ofereceu uma série de orientações práticas, abrangendo desde o preparo do solo até a seleção de hortaliças adequadas, o planejamento de hortas horizontais e verticais, além de técnicas de nutrição das plantas e dicas sobre plantio em vasos e jardineiras.

Além disso, o Cempics oferecerá outras atividades ao longo do mês de abril. No dia 26, às 10h, será realizada uma roda de conversa sobre terapia floral e emoções com a bióloga e terapeuta floral Iverly Maria Basto. A atividade abordará os sistemas florais de Bach e Saint Germain no tratamento das emoções e os benefícios desta prática integrativa e complementar da saúde no cuidado integral à saúde. Interessados podem se inscrever por meio do link bit.ly/TerapiaFloralCempics.

Já no dia 30 de abril, às 9h, está programada a oficina Meditação Dinâmica Através da Argila com a artista e educadora Nazaré Bottana. Os participantes serão conduzidos a experimentar a energia divina de dar forma à terra com a modelagem em argila. O evento ocorrerá na tenda branca do parque e as inscrições podem ser feitas por meio do link bit.ly/MeditacaoDinamicaArgila. Os participantes devem levar uma bandeja descartável de isopor ou plástico e uma toalhinha para limpar as mãos.

Atividades abertas e permanentes

Na programação das atividades abertas e permanentes do Cempics frequentadores do parque podem participar das danças circulares, realizadas todas as segundas-feiras às 9h na tenda branca, exceto feriados.

Às terças, também às 9h, acontece a oficina de expressão artística com o objetivo de produzir intervenções no parque, decorando-o e tematizando-o com as respectivas cores dos meses estabelecidas pela OMS e adotadas pelo programa municipal Movimenta Saúde. Neste mês, o Abril Azul, os temas em destaque são a sensibilização sobre o autismo, o incentivo ao estilo de vida saudável e a importância da atividade física, em consonância com o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

O Lian Gong e o Tai Chi Qi Gong são realizados às sextas-feiras, às 10h. As práticas chinesas, aplicadas pela médica e musicoterapeuta Telma de Moura Reis, são de baixo impacto e adequadas a pessoas de todas as idades e níveis de aptidão física.

Vale lembrar que as atividades promovidas pelo Cempics têm como objetivos a troca de saberes, a ampliação do conhecimento das diversas práticas integrativas e complementares na saúde e a promoção da saúde para o fortalecimento do cuidado integral da população.

Serviço

O Cempics está localizado no Parque Júlio Fracalanza, que fica na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta.

Fotos: Divulgação/PMG