Central do Voluntariado de Guarulhos capacita servidores da Secretaria da Saúde

Segunda, 27 de Novembro de 2023 - 16:19

Nesta segunda-feira (27) a Prefeitura, por meio da Central do Voluntariado de Guarulhos (CVG), capacitou no anfiteatro da UNG uma turma de servidores da Secretaria da Saúde que estão para se aposentar ou são aposentados e entraram no Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

A CVG é um programa da administração municipal que busca conectar pessoas que desejam ser voluntárias, empenhando seu tempo e compartilhando habilidades com instituições ou órgãos que necessitam de pessoas para ajudar.

A formação tratou de assuntos como o que é ser voluntário, o serviço voluntário como transformação social, benefícios de ser voluntário, objetivos do desenvolvimento sustentável, maneiras de ser voluntário, requisitos para ser voluntário, entre outros. Ao final os participantes receberam certificados.

“Quando você é voluntário não é pago em dinheiro nem em reconhecimento, mas em amor. As pessoas podem esquecer o que você disse ou fez, porém elas nunca esquecerão o que você as fez sentir”, disse o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa, que ministrou a capacitação.

Em 2001 apenas 18% da população brasileira participava de causas sociais, de acordo com pesquisa do Instituto Voluntariado no Brasil. “A pandemia ressignificou muitas coisas, como a solidariedade, e esse número vem crescendo aos poucos. Atualmente 56% das pessoas estão envolvidas em alguma atividade voluntária”, explicou o gestor, que considera o trabalho voluntário de transformação social para a melhoria do município e do país.

Central do Voluntariado de Guarulhos

O voluntário pode atuar, por meio da central, em locais como asilos, hospitais, escolas e o trabalho pode ser contínuo ou apenas para um evento ou uma ação social específica.

Para ser voluntário da CVG é necessário ter mais de 18 anos e passar pela capacitação. O interessado pode ainda ser voluntário em alguma atividade ligada a sua atuação profissional. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2408-5604, pelo WhatsApp (11) 99637-2799 ou pelo site https://voluntariado.guarulhos.sp.gov.br/.

Foto: Marcio Lino/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24202