Cerimônia no Adamastor marca o encerramento do ano letivo do programa Faculdade Guarulhos

Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 16:07

Uma cerimônia promovida pela Prefeitura de Guarulhos no Adamastor na noite desta terça-feira (6) marcou o encerramento do ano letivo dos alunos do programa Faculdade Guarulhos, iniciativa da administração municipal que oferece bolsas de estudos a pessoas em vulnerabilidade social residentes no município. Cerca de cem alunos bolsistas participaram do evento.

O prefeito Guti saudou os estudantes por meio de uma mensagem de vídeo. “Cumprimento a todos, em especial os alunos que estão se dedicando e estudando todos os dias para se formarem em psicologia ou pedagogia. Este é um investimento em vocês que a cidade está fazendo por meio do programa Faculdade Guarulhos para que tenham uma formação universitária, nos ajudem na administração municipal por um período e depois tenham várias outras oportunidades na vida”, afirmou o chefe do Executivo.

A proposta para a implantação do Faculdade Guarulhos foi destacada pelo secretário de Gestão, Adam Kubo. “O prefeito pensou no programa para transformar a vida das pessoas. Por meio da faculdade os bolsistas receberão o diploma, atuarão profissionalmente e irão impactar na trajetória de outras pessoas. É uma corrente do bem”, afirmou.

Já a coordenadora acadêmica da Universidade Guarulhos (UNG), Fernanda Marcucci, abordou a importância da educação. “Como pedagoga tenho muita fé na educação como transformadora da sociedade. A gente sabe que muitas vezes não é fácil estudar depois da jornada diária, mas vocês ainda têm muita coisa pela frente e tenho certeza que conseguirão ir longe. Parabéns e continuem nessa batalha”, destacou.

O desafio da Prefeitura na criação do programa Faculdade Guarulhos foi lembrado pelo vice-reitor do Centro Universitário Eniac, Pedro Guérios. “Lembro que nove meses atrás dávamos início ao programa. É preciso falar do trabalho de toda a equipe da administração municipal em realizá-lo. Ele impacta na sociedade, na ponta, em quem realmente necessita. Com certeza os alunos vão contribuir muito com o município quando se formarem”, disse.

Por sua vez, o diretor de Modernização Administrativa de Guarulhos, Giuliano Rainatto, apontou que as turmas já avançaram nos cursos. “Um quarto do caminho já foi percorrido pelos estudantes”, afirmou Rainatto, gestor responsável pelo programa.

Programa Faculdade Guarulhos

Iniciativa da Prefeitura, o programa tem por objetivo qualificar profissionalmente os estudantes, ampliando a sua empregabilidade e participação social e econômica. Ele oferece cem bolsas de estudos (50 vagas para o curso de psicologia e 50 para pedagogia na modalidade presencial) à população de baixa renda residente no município.

Fotos: Nícollas Ornelas/PMG