Ciclo de palestras define propostas para o Plano Municipal de Direitos Humanos de Guarulhos

Quarta, 27 de Setembro de 2023 - 17:32

A quinta edição do Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos - Produção de Dados e Indicadores foi encerrada nesta terça-feira (26) com a apresentação de propostas dos participantes para o Plano Municipal de Direitos Humanos de Guarulhos (PMDH), instituído pela lei municipal 8.054/2022. Promovida pela Prefeitura em parceria com a Unifesp, a iniciativa foi desenvolvida ao longo de quatro encontros semanais na universidade.

O evento foi voltado a servidores da administração municipal, que na última aula se dividiram em grupos para aplicar os conceitos aprendidos no curso, os quais se baseiam nos seis eixos temáticos do PMDH. Ao longo do dia as turmas discutiram separadamente e depois expuseram as propostas de monitoramento da lei por meio de indicadores e dos conceitos teóricos abordados nos encontros.

A atividade foi acompanhada pelos professores da Unifesp Liana de Paula e Bruno Konder Comparato, que comentaram as sugestões dos participantes. Os docentes ressaltaram tratar-se de um plano ambicioso e que para o seu sucesso não basta ter uma meta, mas avanços em relação a ela. Eles também afirmaram que a Unifesp está à disposição para novas parcerias com a administração municipal.

O Plano Municipal de Direitos Humanos é um instrumento que norteia as políticas públicas da área em Guarulhos com vigência de 2022 a 2031.

O evento é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Direitos Humanos e o Observatório da Democracia e dos Direitos da Unifesp.

Fotos: Divulgação/PMG