Colégios da cidade aderem ao programa Escola Lixo Zero

Terça, 03 de Março de 2020 - 17:17

Representantes dos colégios da Polícia Militar de Guarulhos, Autêntico e Espaço Arte e Vida Educação Infantil assinaram nesta terça-feira (3) o termo de cooperação Escola Lixo Zero. As instituições de ensino são as primeiras a aderirem ao programa da Prefeitura que visa a reduzir a quantidade de lixo enviado ao aterro sanitário, através da conscientização sobre a importância da separação de materiais e de como praticá-la diariamente.

As escolas participantes deverão implantar práticas de educação para a sustentabilidade e ações para minimizar, separar e destinar resíduos corretamente, dentre outros compromissos, como participar dos eventos do calendário Lixo Zero Guarulhos e apresentar o resultado de suas experiências no 1º Seminário Lixo Zero nas Escolas, em abril.

De acordo com o termo, em até cinco anos 90% dos resíduos secos recicláveis (plástico, papel, vidro e alumínio) e 50% dos resíduos orgânicos gerados no ambiente escolar deverão ter destinação ambientalmente adequada. Toda a orientação técnica para implantação das práticas sustentáveis será feita pela Secretaria de Serviços Públicos.

O secretário da Pasta, Rodnei Minelli, explica que o termo vem para ampliar o alcance do programa Lixo Zero através das escolas. “Além de formalizar a parceria, o termo de cooperação vai ajudar a disseminar cada vez mais as práticas e o conceito lixo zero nas escolas e entre os familiares dos estudantes que levarem tais conceitos para suas casas. Essas são as primeiras escolas a aderir e trabalhamos para que muitas outras também participem. É importante ressaltar que todos os parceiros podem solicitar as certificações nacional e internacional de Instituição Lixo Zero”.

Para aderir ao Escola Lixo Zero o representante do estabelecimento de ensino deve participar do curso Escola Lixo Zero, que tem inscrições abertas para as turmas de março (dias 17, 19, 24 e 26) e de abril (dias 7, 9, 14 e 16) através do site lixozero.guarulhos.sp.gov.br.

Fotos: Jackson Argolo/PMG