Combate ao Vitiligo, saúde ocular e teste do pezinho mobilizam as UBS

Terça, 25 de Junho de 2019 - 10:25

Além de pautar as atividades deste mês na relação entre saúde e preservação da natureza, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente (6 de junho), os serviços da rede municipal de Saúde têm ações voltadas a outros três importantes temas essa semana, dentro do Junho Marrom. Nesta terça-feira (25), Dia Mundial de Combate ao Vitiligo, várias unidades vão trabalhar o assunto, assim como terão programação até sexta-feira (28) para chamar a atenção sobre a importância da saúde ocular e do teste do pezinho em recém-nascidos, datas comemoradas respectivamente em 10/07 e 06/06.

O teste do pezinho é um exame rápido realizado a partir da coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. O objetivo é diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

Vitiligo

Já as ações na cidade para combater o preconceito e informar a população de que o vitiligo não é uma doença contagiosa estão previstas na Lei Municipal nº 7.699, sancionada pelo prefeito Guti em fevereiro deste ano. Comemorado em 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus, o Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, pretende aumentar o conhecimento das pessoas, bem como conter a progressão da doença.

De acordo com a médica de Família da rede municipal de Saúde e dermatologista, Paula Veronica Martini Maciel, o vitiligo é uma doença muito estigmatizante e que atrapalha as pessoas no campo psicológico e profissional. “A doença não é contagiosa, como muitos pensam, mas pode ser grave, pois certos casos não se restringem à pele. O vitiligo é uma doença que se associa à depressão, transtornos obsessivos-compulsivos (TOC), doenças da tireoide e várias doenças da imunidade”, explicou.

Doença caracterizada pela perda da coloração da pele, o vitiligo apresenta lesões que se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Estima-se que existam 100 milhões de pessoas no mundo afetadas por vitiligo, sendo que a prevalência da doença é maior entre pessoas africanas, menor entre europeus e orientais, e também é maior no sexo feminino. Segundo a médica, o diagnóstico do vitiligo é essencialmente clínico, pois as manchas com pouca pigmentação aparecem geralmente em locais do corpo bem característicos, como boca, nariz, joelhos.

“O histórico familiar também é considerado. Portanto, se há pessoas na família com a doença, é importante redobrar a atenção. É bom salientar que o diagnóstico deve ser feito por um dermatologista. Ele irá determinar o tipo de vitiligo do paciente, verificar se há alguma doença autoimune associada e indicar o tratamento mais adequado. Por isso, ao perceber mudança na pigmentação da pele, a recomendação é para procurar um serviço de saúde”, destaca a médica.

Programação

Nesta terça-feira (25), às 14 horas, a população poderá participar da palestra sobre vitiligo e seus cuidados na UBS Vila Barros. Também nesta data, a partir das 10 horas, a UBS São Rafael abordará a importância do teste do pezinho e discorrerá sobre vitiligo com uma exposição sobre a doença: “Quebrando preconceito, buscando tratamento”.

Já a UBS Cavadas terá durante o dia todo palestra para as mães sobre a importância do teste do pezinho, orientações sobre vitiligo e apresentações na TV sobre o dia mundial da saúde ocular, incentivando a população sobre os cuidados com a visão.

Na quinta-feira (27), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) ministrará, às 10 horas, a palestra “Vitiligo e os componentes emocionais no desenvolvimento de doenças autoimunes”. Já na sexta-feira (28), às 9 horas, os profissionais da UBS São Ricardo vão falar sobre os aspectos emocionais do vitiligo, cuidados e aceitação.

Durante o mês todo UBS Flor da Montanha terá painel sobre esses temas transversais e Lei do Vitiligo. A UBS Cambará promoverá palestras e vídeos sobre vitiligo e teste do pezinho e, a UBS Primavera fará orientações sobre a doença. Outras unidades como o Cemeg Cantareira e as UBS Jardim Vila Galvão, Cecap, Itapegica e Piratininga abordaram os três temas no decorrer do mês.