Conferência de Saúde de Guarulhos debate propostas e elege representantes

Segunda, 13 de Fevereiro de 2023 - 17:05

A Prefeitura de Guarulhos promoveu, na última sexta-feira e no sábado (dias 10 e 11), a 9ª Conferência Municipal de Saúde na Universidade Guarulhos (UNG). O evento abriu espaço para o debate nos eixos temáticos e para a elaboração de propostas à saúde do município por parte de usuários, trabalhadores e gestores do SUS. Ao todo 72 delegados também foram eleitos para representarem o município nas etapas macrorregionais, estaduais e nacionais.

O secretário da Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui, agradeceu aos munícipes que participaram das etapas preparatórias e da conferência e salientou que todas as propostas serão analisadas pelas autoridades e equipes técnicas. “O tamanho e a importância de Guarulhos fazem com que tenhamos força o suficiente para que essas propostas cheguem não só a nós, mas também aos governos estadual e federal, possibilitando melhorias na saúde para o município”.

A conferência

Na abertura do evento, na sexta-feira, mais de 200 participantes puderam acompanhar duas palestras com o tema da conferência, que neste ano é “saúde é um direito de todos e um dever do Estado”.

Os palestrantes foram Jorge Kayano, do Instituto de Saúde do Estado e pesquisador do Instituto Pólis, e Adriana Martins, secretária da Saúde de Guararema, enfermeira e sanitarista especializada em gestão pública de saúde e em direito sanitário.

Já no sábado os delegados analisaram e aprovaram as 40 propostas e diretrizes que atendem às necessidades de saúde da população, divididas nos seguintes eixos: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todas as pessoas.

Fotos: Divulgação/PMG