Confraternização marca encerramento de leitura no Clube do Livro

Quinta, 19 de Janeiro de 2023 - 16:16

Integrantes do Clube do Livro, composto por alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) da Prefeitura de Guarulhos, encerraram nesta quinta-feira (19) a leitura da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. O encontro presencial na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) foi marcado por uma confraternização com reflexões emocionadas dos participantes sobre o livro.

“A leitura foi um sucesso. A interpretação feita pela voluntária Estefânia Zonaro foi maravilhosa e transmitiu a emoção que está nas páginas do livro. Nosso trabalho de inclusão é feito com amor por uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos”, afirmou o subsecretário da pasta, Gilberto Penido.

A satisfação em ler as obras do Clube do Livro para os participantes foi destacada pela própria voluntária Estefânia. “Este é um trabalho que me encanta, é um prazer e quando leio com o pessoal viajo na obra”, disse.

Gelson Moura da Silva, de 63 anos, era porteiro e se aposentou por invalidez em razão da perda da visão causada por um tumor cerebral que atingiu o nervo óptico. Há três anos a esposa Rita o acompanha nas atividades promovidas pela pasta. “Eu era muito ativo e o que passei não foi fácil. Fechei-me para o mundo. Era como estar no deserto do livro, no fundo do poço. Hoje me sinto na mesma situação do Pequeno Príncipe, que conquistou a raposa”, contou emocionado e agradecido por a esposa procurar ajuda e insistir que ele fizesse a reabilitação.

Segundo o aposentado, os projetos da subsecretaria deram-lhe outra perspectiva para a vida. “Gosto muito de participar dessas atividades porque me levantam a autoestima e a gente vai se acostumando com a nova rotina”, explicou Silva.

Já a educadora Vanessa Lanzarotto fez uma analogia com um dos símbolos da obra. “Todas as despedidas por que passamos na vida são difíceis, como a morte e as perdas que temos. No livro a flor pode ser comparada à vida, que é frágil e precisa ser sempre cuidada para não perder o brilho”, refletiu a deficiente visual, que atua na subsecretaria com o grupo.

O Clube do livro é uma iniciativa da SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, que funciona por meio de encontros semanais online nos quais são lidos capítulos da obra escolhida. A leitura do último capítulo ocorre presencialmente na sede da subsecretaria e é acompanhada de uma discussão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.

Imagens: Marcio Lino/PMG