Conselheiros do Orçamento Participativo aprovam temas durante a Plenária de 2023

Segunda, 27 de Março de 2023 - 17:39

Conselheiros do Orçamento Participativo de Guarulhos realizaram a Plenária de 2023 no auditório do Paço Municipal no último sábado (25). O encontro anual busca promover uma reunião entre o Conselho Municipal do Orçamento Participativo e a população para o compartilhamento de demandas dos bairros e possíveis definições de como serão aplicados os investimentos durante o ano.

A reunião contou com a presença de 25 conselheiros (titulares e suplentes), que discutiram assuntos voltados às secretarias da Saúde, Educação, Transportes e Mobilidade Urbana, Administrações Regionais e Governo. As demandas de cada região foram encaminhadas ao Departamento de Participação Popular para votação dos temas de maior relevância, que serão encaminhados para as pastas responsáveis a fim de analisar sua viabilidade.

A plenária configura de forma efetiva a ação principal dos conselheiros dentro do orçamento municipal, uma vez que as demandas eleitas vão para as áreas responsáveis e, caso sejam prioridade, entram na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

O diretor do Departamento de Fiscalização, Ações, Apoio e Participação Popular, Marcelo Feliciano, participou do encontro e ressaltou a importância de planejar as prioridades do orçamento junto aos conselheiros e à população. “Com a ajuda de vocês podemos levantar pontos que ampliam as nossas discussões sobre temas importantes. Esse espaço é criado justamente para isso, para que juntos nós possamos melhorar cada dia mais a qualidade de vida do guarulhense”, disse.

As reuniões do Conselho Municipal do Orçamento Participativo acontecem a cada dois meses e os munícipes podem tirar dúvidas pelo e-mail participacaopopular@guarulhos.sp.gov.br ou com a equipe do Departamento de Fiscalização, Ações, Apoio e Participação Popular pelo telefone (11) 2475-8707.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG