Consulta ao IPTU congelado em Guarulhos já pode ser feita pela internet

Terça, 09 de Janeiro de 2024 - 14:56

A parcela única e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Guarulhos já podem ser consultadas, retiradas, impressas e pagas pela internet, no site da Secretaria da Fazenda, em https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/ords/guarulho/f?p=628:9. Basta acessar o link “2ª Via de Tributos”, inserir o número da inscrição imobiliária (presente na capa do boleto de 2023) e fazer o login.

Os documentos já começaram a chegar à casa dos guarulhenses pelo correio, mas nas unidades da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão a segunda via só estará disponível para retirada a partir de 15 de janeiro, com agendamento pelo link https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/. O vencimento da primeira parcela e da parcela única (que tem 10% de desconto) começa a partir de 22 de janeiro.

IPTU congelado desde 2017

Guarulhos é a única cidade do Brasil que tem o imposto congelado há sete anos, desde que o prefeito Guti assumiu a administração municipal, e assim permanecerá em 2024 para os munícipes que pagam o IPTU em dia.

A economia que o morador adimplente já teve durante esse período equivale ao valor de um IPTU e meio, ou seja, quem pagava R$ 1.000 em 2017, além de continuar pagando o mesmo valor hoje, já economizou desde então cerca de R$ 1.500.

O congelamento do IPTU, portanto, permitiu que o guarulhense, em sete anos, tenha pago o equivalente apenas a cinco IPTUs e meio. Vale lembrar que, mesmo com o benefício, a Prefeitura viu sua dívida cair de R$ 7,4 bilhões no início de 2017 para cerca de R$ 1,8 bilhão atualmente, o que permite uma maior atração de investimentos para a cidade.

Ou seja, a arrecadação menor com o IPTU não implicou o aumento do endividamento da cidade, tampouco impediu que avanços importantes sejam concretizados, como as obras de macrodrenagem do rio Baquirivu-Guaçu, o avanço no tratamento de esgoto, o fim do rodízio de água, a construção do Hospital Infantojuvenil de Guarulhos e o andamento do projeto do metrô, entre outras obras que transformarão radicalmente a paisagem urbana e a qualidade de vida do guarulhense.

Arte: Comunicação/PMG