Cooperativas de reciclagem de Guarulhos recebem consultoria para aperfeiçoar serviços

Segunda, 03 de Outubro de 2022 - 15:00

Seis cooperativas de reciclagem de Guarulhos receberam na última sexta-feira (30) a certificação de uma consultoria com foco no crescimento institucional das entidades, oferecida pela Prefeitura. As cooperativas Recicla Mais Guarulhos, Luta e Vida, Coop-Reciclável, Guarulhos Recicla, Sinergia Brasil e Cooperativa Eco Guarulhos, que juntas somam 114 cooperados, participam do programa Coleta Seletiva Solidária, que recolhe e destina corretamente os resíduos recicláveis separados pela população a fim de gerar trabalho e renda.

“As cooperativas fazem um trabalho de suma importância para o nosso município. Se hoje nós temos coleta seletiva em 100% da cidade é porque contamos com o trabalho dessas pessoas, que se dedicam à coleta e ao direcionamento desses resíduos”, disse o vice-prefeito, Professor Jesus, que participou do evento ao lado de Toninho Magalhães, secretário do Trabalho, e de Rodnei Minelli, titular da Pasta de Serviços Públicos.

Capacitação

Durante um ano, representantes das cooperativas estudaram planejamento organizacional, produção, mercado, gestão financeira, aspectos jurídicos e comunicação, estimulando o empreendedorismo, o pequeno negócio e as ações de desenvolvimento local no município. Além disso, também foram abordados temas como educação ambiental e cidadania, com aspectos de comunicação e de expressão social.

“Essa capacitação fez com que nós, como gestores, olhássemos para as nossas cooperativas de uma forma mais macro. Uma das maiores dificuldades que nós tínhamos era parar para analisar todo o processo e essa consultoria veio para melhorar isso. Conseguiremos olhar a cooperativa como um todo e vislumbrar todo o nosso potencial”, disse Erika Santos, presidente da Eco Guarulhos.

A capacitação foi articulada pelas secretarias do Trabalho e de Serviços Públicos, que coordena a coleta seletiva, e foi proporcionada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fotos: Divulgação/PMG