Cras Santos Dumont celebra o mês da consciência negra com oficina de bonecas Abayomi

Sexta, 25 de Novembro de 2022 - 08:00

Com o objetivo de resgatar a história de mulheres negras, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont realizou na última sexta-feira (18) uma oficina de confecção de bonecas Abayomi que contou com 20 pessoas. A oficineira Cícera Severina Tenório apresentou para os participantes a história da boneca, que era feita pelas mulheres negras com pedaços de panos rasgados de suas próprias saias com o intuito de acalmar as crianças e fazê-las parar de chorar durante o percurso dos navios negreiros.

 

"Não conhecia a história e nem a boneca! Achei muito interessante e nunca imaginei que, com simples pedaços de pano, fosse possível construir algo que faz parte da nossa história”, disse Maria Madalena da Silva, uma das mulheres que participou da ação.

 

Seguindo o passo a passo ensinado por Cícera, as alunas confeccionaram suas bonecas, trazendo à tona o conhecimento da luta histórica do negro pela vida e pela igualdade racial, assim como possibilitou a cada participante a descoberta da capacidade de produção artesanal.

 

 

Fotos: Divulgação/PMG