Crianças participam de oficina de bonecas Abayomi em comemoração ao mês da Consciência Negra

Segunda, 04 de Novembro de 2019 - 13:40

No mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Guarulhos intensifica as atividades de afirmação da identidade negra na cidade. Na próxima sexta-feira (8), das 14h às 17h, cerca de 50 crianças do ensino fundamental da EPG Moreira Matos participam de oficina gratuita de bonecas Abayomi na Casa da Vó, espaço permanente do Museu Histórico Municipal, na Vila Galvão. A oficina tem classificação livre. 

Ministrada pela atriz, palhaça, cantora e artesã Elizabeth Massarelli, a oficina integra um conjunto de ações e  atividades sobre o tema, criando uma imagem positiva sobre a população negra e disseminando sua riqueza na produção de conhecimentos, artes e cultura. Todo o material necessário para confecção das bonecas estará disponível para os participantes.

bayomi são bonecas pretas construídas por meio de sobras de tecidos. A partir do Movimento Mulheres Negras do Maranhão, tal prática de fazer bonecas tem início na década de 1980 por Lena Martins, tornando-se popular desde então. Abayomi significa "encontro precioso" e hoje é símbolo de resistência, amuleto que resgata a memória da determinação e do poder das mulheres negras.

Sobre a artista

Nascida e criada em Guarulhos, Elizabeth Massarelli tem sua formação pela Escola Viva de Artes Cênicas e vivências com Teatro Popular, improvisação e Clown com a Cia. Los Xerebas. Tem experiência no cinema com a Cia. Bueiro Aberto, da qual hoje também é integrante e faz produções de filmes independentes. Ajudou no processo de construção do projeto Cinepreto, que exibe filmes nas favelas e dialoga com a identificação da negritude através dos debates promovidos após as exibições. É integrante do grupo vocal Raízes de Baobá, que resgata a necessidade de aquilombar com o intuito de se fortalecer e construir um trabalho que trata das plurais identidades negras através da música. Atualmente faz estudos sobre Abayomi.

Serviço

Oficina gratuita de bonecas Abayomi

Data: sexta-feira, 8 de novembro, das 14h às 17h

Local: Museu Histórico Municipal do Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão (Casa da Vó)

Praça Cícero Miranda, s/nº, Vila Galvão

Participação livre

Atividade gratuita                

Fotos: Divulgação/PMG