Cursos de qualificação profissional gratuitos formam mais 400 pessoas em Guarulhos

Sexta, 08 de Março de 2024 - 15:17

Cerca de 400 pessoas receberam na noite desta quinta-feira (7) seus certificados pela conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria do Trabalho. O programa de qualificação, que tem uma grade com mais de dez cursos, formou 360 pessoas e o curso de fabricação de ovos de chocolates e bombons, oferecido em parceria com o Sebrae Guarulhos, outras 32.

A cerimônia de certificação aconteceu no Teatro Adamastor e reuniu formandos, familiares, professores e autoridades em uma noite de celebração. Para o prefeito Guti, que entregou pessoalmente os certificados para um aluno de cada turma, ver o auditório lotado significa mais um acerto da administração. “A população está aproveitando as oportunidades de melhorar o currículo. Isso é uma alegria e um orgulho muito grande pra mim e para todos que trabalharam para oferecer esses programas a vocês. Essas formações são formas de gerar renda e mudar vidas e eu espero que vocês evoluam cada vez mais profissionalmente”, afirmou, saudando os alunos. O chefe do Executivo também convidou os professores para subirem ao palco e receberem uma salva de palmas do público presente em forma de homenagem por toda a dedicação vista em sala de aula.

Além do prefeito Guti, a solenidade contou com a presença do secretário do Trabalho, Eduardo Barreto, do presidente da Associação de Promoção do Desenvolvimento Local, empresa responsável por ministrar os cursos, Ângelo Márcio Fernandes, da analista de negócios do Sebrae Priscila Ota e da assistente técnica do Senai Eliana da Silva.

Melhorias no currículo

Eliane de Freitas, 41, recebeu seu diploma pela conclusão do curso de informática e afirmou que as aulas proporcionaram um avanço profissional. “Entrei na empresa que estou hoje como assistente de logística e depois de um tempo me ofereceram o cargo de líder, mas pra esse precisava ter o mínimo de noções de informática. Um curso desse é muito caro, aí eu vi na rede social da Prefeitura a oferta dele gratuito”, comemorou. Hoje, ocupando o cargo de líder, ela afirma que a formação proporcionou segurança a ela e que se sente mais qualificada.

Além disso, Eliane, que mora na cidade há quatro anos, diz que foi uma grata surpresa saber que o município trabalha a formação da população. “Eu fico impressionada em descobrir como a Prefeitura tem essa visão de proporcionar ao cidadão uma oportunidade de mudar de vida por meio de aprendizados”, completou.

O mesmo caminho de avanço na carreira aconteceu com Jeremias Pereira, que estudou manutenção de ar-condicionado. “Entrei como ajudante, mas não tinha um curso pra agregar no meu currículo”. Ele conta que essa é a quarta formação gratuita de que participa pela Prefeitura de Guarulhos. “Fiz os cursos de eletricista instalador, NR 10 (norma federal que garante a segurança de trabalhadores em instalações e serviços com eletricidade) e desenho técnico e todos agregaram muito”, finalizou.

Conheça os programas

O centro de qualificação social e profissional da Prefeitura formou, nesta edição, alunos nos cursos de cabeleireiro, barbeiro, boas práticas de fabricação da indústria farmacêutica e cosmética, corte e costura com ênfase em patchwork, cuidador de idosos, informática, manicure e pedicure (esmaltação em gel), manutenção de smartphone e tablet, maquiagem e design de sobrancelhas, marketing e vendas / redes sociais, mecânico de manutenção de ar-condicionado, organização de eventos e porteiro e controlador de acesso.

A formação tem duração de três meses e acontece em cinco polos em regiões diferentes da cidade a fim de atingir moradores de diversos bairros. Para participar é necessário ter 16 anos ou mais e morar em Guarulhos.

Já o Sebrae Delas, que formou 32 mulheres na fabricação de ovos de chocolates e bombons, trabalha o empreendedorismo feminino.

Fotos: Nícollas Ornelas/PMG