Cursos profissionalizantes da Prefeitura certificam mais 220 pessoas em Guarulhos

Terça, 12 de Dezembro de 2023 - 17:55

A Prefeitura de Guarulhos entregou na tarde desta terça-feira (12) mais 220 certificados de conclusão em cursos do programa Núcleo de Inclusão Produtiva, que oferece qualificação profissional e geração de renda à população de forma gratuita. A cerimônia aconteceu no Hotel Santa Mônica, no Recreio São Jorge, e reuniu professores e formandos dos cursos de cabeleireiro, manicure, depilação, design de sobrancelhas, culinária japonesa, culinária para buffet, culinária brasileira, doces e sobremesas e panificação artesanal.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Edjane Lourenço, de 2017 até o momento foram mais de cinco mil alunos formados somente nos cursos da pasta. ”É uma honra poder oferecer qualificação para pessoas que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social, porque sabemos que isso muda vidas. Uma nova profissão significa novas oportunidades”, disse.

Edjane foi a responsável por entregar os certificados aos alunos ao lado do professor do curso de panificação, David Novaes, do vereador Pastor Anistaldo e de Telma Vara, representante da Sociedade Agostiniana, que gerencia o hotel, que abrigou algumas das turmas nos últimos três meses.

Além do hotel, as aulas aconteceram no Restaurante Escola Sabor do Saber, no Núcleo de Inclusão Produtiva, nos CEUs Bonsucesso e Continental e no Centro de Referência da Assistência Social Receio São Jorge.

“O fato de vocês estarem aqui é muito gratificante pra mim, ver que vocês começaram há três meses o curso e estão aqui se formando. Estou muito orgulhoso do caminho que percorreram. Às vezes temos alunos que tinham deixado de acreditar e aqui voltaram a sonhar com um futuro”, contou Novaes, enquanto homenageava os alunos e professores por todas as batalhas vencidas.

Nova profissão

Ângela Maria de Oliveira, 47 anos, é formada no curso de manicure e conta que tinha conhecimento na área e até mesmo atendia sua família, mas não era profissional. “Queria aprender mais pra me profissionalizar e graças a Deus eu fiz esse curso. Agora estou atendendo em domicílio. Pra mim foi uma terapia, estava desempregada, só meu esposo trabalhava e agora tenho uma profissão”, comemorou.

Fotos: Nícollas Ornelas/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24384