Defesa Civil alerta sobre fenômeno climático e temporada de chuvas intensas

Quarta, 23 de Janeiro de 2019 - 12:45

O verão é aguardado durante o ano inteiro pela Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (Compdec), que se prepara com uma série de ações preventivas às situações de riscos naturais nas áreas vulneráveis de Guarulhos. Desde novembro, os agentes já atenderam 84 ocorrências nos quatro cantos da cidade, levando soluções e orientações para minimizar os efeitos dos temporais.

Em novembro, foi ativado o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC ou Plano Verão), que ocorrerá até o mês de março. Nos últimos três meses, o sudeste do país foi fortemente influenciado pelos pelo fenômeno climático El Niño (uma alteração no padrão dos ventos e clima desencadeada pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico) com o registro de temperaturas acima da média e o regime intensificado de chuvas. Até o momento, o Plano Verão contabilizou 42 alagamentos, 34 patologias da construção, 28 vistorias em árvores com riscos de queda, 21 movimentos do solo e um destelhamento.

Em dezembro, a cidade atingiu sua maior temperatura em 2018, marcando 34ºC nos termômetros. Nos próximos 15 dias, promete repetir o calorão com picos entre 29 e 34ºC durante o dia. Segundo o coordenador adjunto major Israel Soares, até o final do verão a população deve se preparar para pancadas de chuvas. “Guarulhos, em razão de sua extensão e localização, tem variação na precipitação pluviométrica. Na semana passada tivemos um evento de grandes ocorrências na região do Bonsucesso e Cumbica, o controle feito pelos nossos pluviômetros registrou chuvas de aproximadamente 50 milímetros”.

Em caso de riscos:

Os agentes de Proteção da Compdec operam 24 horas para proteger vidas e estão disponíveis para o acionamento de ocorrências e questionamentos por meio do telefone 199.

É possível se cadastrar no serviço gratuito de envio de alertas SMS sobre a possibilidade de condições climáticas extremas e desastres naturais de acordo com o endereço do usuário. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da região de interesse e, em seguida, receberá uma confirmação sobre o cadastramento.

Em casos graves, como chuvas persistentes por mais de 12 horas com solo encharcado, inclinação de postes, árvores caídas, rachaduras anormais nas vias e elevação dos níveis das águas, a Compdec orienta que os munícipes de áreas de risco abandonem suas residências e busquem um local seguro até que a normalidade seja restabelecida.