Defesa Civil realiza 1,2 mil atendimentos e ações preventivas durante o Plano Verão

Quinta, 20 de Abril de 2023 - 17:12

A Defesa Civil de Guarulhos apresentou nesta quinta-feira (20), no Adamastor, o balanço de 1.254 ações preventivas e atendimentos a ocorrências no Plano Verão, sistema que mobilizou a Prefeitura e parceiros entre dezembro de 2022 e abril para monitorar o período que registra altos índices de chuvas decorrentes das altas temperaturas na cidade.

Os números somam atendimentos de emergência, averiguações e orientações prestadas à população. A maior parte das ocorrências envolve problemas em construções (196), vistorias técnicas (151), averiguações em árvores (150), movimentações do solo (83), alagamentos (68) e patologias de infraestruturas (43).

Nesta edição o Plano Verão registrou uma redução de 24,05% nos chamados em comparação à temporada anterior (2021-2022), que teve 1.651 registros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires, os riscos foram minimizados pelo reforço constante à zeladoria da cidade, principalmente a limpeza de rios e córregos.

“Nosso time tão dedicado conseguiu finalizar mais um Plano Verão com melhorias, mesmo enfrentando chuvas muito concentradas e ventania, além de previsões meteorológicas variáveis”, explicou Pires. Durante o período abrangido pelo plano, os bairros com maiores acúmulos de chuvas foram Centro, com mil milímetros, e Vila Nova Bonsucesso e Cumbica, com cerca de 900 mm cada. Este último chegou a registrar precipitações de 65 mm em uma hora, potencializadas por ventos de 100 km/h.

Foram doados aos moradores de áreas de risco mais de mil colchões (cerca de quatro por residência), 551 cestas básicas, 668 cobertores, 400 metros de lonas de proteção para áreas íngremes, 751 kits de higiene pessoal e 388 de higiene doméstica. Não houve vítimas tampouco desabrigados pelas ocorrências de verão em Guarulhos.

Com o fim da temporada de chuvas as equipes de Defesa Civil se preparam para ações de prevenção ao fogo em mata, recorrente em períodos de estiagem, e para intensificar as vistorias voltadas à redução de riscos para as chuvas do próximo verão.

Conte com a Defesa Civil

Para solucionar dúvidas ou acionar os agentes ligue para a Central de Atendimento pelo telefone 199, que recebe chamadas todos os dias, 24 horas.

Fotos: Sidnei Barros/PMG