Defesa Civil realiza formatura de agentes e reciclagem de brigadistas

Sexta, 10 de Agosto de 2018 - 16:57

O Adamastor Centro foi cenário para a celebração da formatura de 11 agentes e 14 brigadistas de incêndio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), nesta sexta-feira (10). O curso teve 83 horas de duração e versou sobre os eixos que compõem o serviço prestado pelo órgão.

O coordenador da Comdec, coronel Waldir Pires, abriu o evento parabenizando os formandos e enaltecendo a importância das atividades de todos. “Busquem sempre o aperfeiçoamento para servir a população, pois vocês são o espelho da nossa Defesa Civil. Quando este colete laranja for visto pela população, ela deve se sentir segura”.

Além da entrega dos diplomas, funcionários foram homenageados por missões de destaque em 2018. A primeira placa de honra foi dada aos funcionários Luiz Alberto Soares, Auderlanio Santana, Jackson Belmiro e Moacir Ferreira por ampararem e conduzirem corretamente um cidadão que tentava cometer suicídio, evitando que o indivíduo saltasse de uma passarela.  

Em seguida, Isis Cristina de Sousa Santos e Edson Damião da Silva também foram agraciados pela ação durante uma vistoria na comunidade Barra de São Miguel, onde socorreram um recém-nascido engasgado, realizando manobras de desobstrução das vias respiratórias e o conduzindo à uma unidade de saúde, salvando a vida do bebê.

Os familiares dessa criança estiveram presentes na celebração para acompanhar a homenagem. Segundo Isis Cristina, é gratificante poder revê-los e relembrar o salvamento. “Aconteceu na primeira semana de junho, logo após o meu aniversário, então eu tenho esse ato como um presente por ter ajudado a salvar a vida desse bebê”.  

Curso

O curso oferecido pela Defesa Civil é ministrado anualmente para manter os funcionários atualizados e resgatar a memória sobre cada disciplina presente no dia a dia da Pasta. Neste ano, foram 23 participantes e foram abordados os seguintes temas: história da Defesa Civil; Direito; Assistência Humanitária; Atribuições de Agentes da Defesa Civil (Lei 12.608/12); Rádio; Prevenção ao Stress; Indicadores/Relatórios de Estatística; Ética e Deveres de Secretarias Ligadas à Defesa Civil; Núcleo de Proteção de Defesa Civil (Nupdec); Atendimento telefônico; Meteorologia; Oratória; Hidrologia; trânsito; Áreas de Preservação Ambiental (APA) e Áreas de Preservação Permanentes (APP); geologia; patologia da construção; Atendimento Pré-Hospitalar (APH); Atendimento 199; Produtos perigosos; Combate e prevenção a incêndios; Fogo em mato e Princípio de salvamento em altura.