Dentistas da Prefeitura começam 2º módulo de capacitação

Segunda, 22 de Abril de 2019 - 17:00

Cerca de 100 cirurgiões-dentistas da rede municipal de Saúde iniciam nesta terça-feira (23), as 8h, o segundo módulo da capacitação promovida por meio de parceria entre a Prefeitura, através da Escola SUS, e a Universidade Univeritas Guarulhos (UNG). O primeiro encontro aconteceu no mês passado, no auditório F da UNG, e pelo menos mais três estão previstos para acontecer até julho próximo, no mesmo local.

Nesta segunda etapa será dada continuidade ao tema abordado anteriormente que foi Diagnóstico e tratamento na ortodontia e odontopediatria: abordagem preventiva e Interceptora. Na sequência, também serão discutidos os seguintes assuntos: Respirador bucal e mordida aberta anterior com ênfase no diagnóstico; Mantenedor e recuperador de espaço: quando intervir?, e Terapia pulpar de dente decíduo.

A capacitação é ministrada por professores do curso de mestrado em Odontologia da UNG, contemplando uma turma de cirurgiões dentistas no período da manhã (das 8h às 11h) e outra na parte da tarde, das 13h às 16 hs. Este segundo módulo será conduzido pelas especialistas Ana Carla Nahás Scocate, Mayara Paim Patel e Camila Vendramini Galatti Abdala.

A atualização dos cirurgiões dentistas da rede municipal é um investimento que a Prefeitura vem fazendo ao longo dos anos e, em 2019, por meio da articulação com a Escola SUS, foi celebrada a parceria com a Univeritas para este fim.

Para o coordenador em Saúde Bucal da Prefeitura, Denilson Toguchi, os temas que serão tratados neste mês de abril são de grande importância, especialmente para prevenção e correção da má oclusão e nas questões referentes ao tratamento de canal dentário em crianças. “O tratamento de pacientes com má oclusão e que respiram pela boca é fundamental para diminuir os problemas respiratórios, melhorar a mastigação, a convivência social e a autoestima, ajudando, principalmente, no desenvolvimento físico e intelectual”, explicou Toguchi.