Discussão sobre liberdade religiosa e promoção da cultura de paz reúne 140 pessoas em Guarulhos

Quinta, 01 de Junho de 2023 - 17:01

Uma plateia de 140 pessoas, formada por alunos do curso de direito do Centro Universitário FIG/Unimesp e pelo público em geral, participou nesta quarta-feira (31) do simpósio Liberdade Religiosa: Cultura de Paz – Apontamentos para um Futuro Melhor no auditório da FIG, na Vila Rosália. Promovida pela Prefeitura de Guarulhos, a iniciativa ocorreu em parceria com a OAB Guarulhos.

 

O seminário contou com quatro mesas de discussão, sendo a primeira Liberdade Religiosa como Direito Fundamental, ministrada pela presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Guarulhos, a advogada Paula Moutinho. O papel do estado na garantia da liberdade religiosa ficou a cargo da especialista em direito pela Escola Superior de Advocacia (ESA), a advogada Juliana Ogawa, que também é especialista em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Por fim, a conselheira estadual da OAB, a advogada Carmem Dora de Freitas Ferreira, tratou dos temas racismo e religião e a professora universitária Carleane Lopes de Souza, mestre em direito e mediadora de conflitos, discorreu sobre a cultura de paz.

 

“Conhecimento é poder, ninguém o tira e se leva para a vida. Nesta noite viemos aprender mais. É inadmissível no século XXI as pessoas ainda terem intolerância religiosa. Vivemos num país laico e precisamos respeitar as pessoas e suas religiões”, disse o vice-prefeito, Professor Jesus.

 

Já a subsecretária de Igualdade Racial, Andreia de Andrade, destacou a importância do debate. “A discussão hoje é para aperfeiçoar o nosso olhar sobre como é importante falar a respeito do direito da pessoa manifestar o seu sentimento religioso. O poder público, as universidades e a sociedade civil têm o papel essencial de garantir às pessoas lugares para estabelecerem suas crenças sem serem cerceadas”, afirmou.

 

Imagens: Nicollas Ornelas/PMG