Ecopontos de Guarulhos receberam mais 60 mil toneladas de materiais em 2022

Terça, 28 de Fevereiro de 2023 - 12:31

Moradores de diversos bairros de Guarulhos deram exemplos de cidadania, preocupação com a limpeza da cidade e preservação do meio ambiente durante todo o ano passado, ao longo do qual os 28 Ecopontos da Prefeitura receberam 60.282 toneladas de materiais, como entulho, terra, restos de gesso e madeira, podas de árvores, móveis velhos, plástico, papelão, entre outros recicláveis, além de 7,4 mil pneus.

Para se ter uma ideia do volume, o peso total dos itens recebidos equivale a mais de 60 mil fusquinhas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (28) pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos. A maior parte dos resíduos entregues é formada por entulho, com 32 mil toneladas (53%). Restos de madeira somaram 13 mil toneladas (22%), enquanto que sobras de terra e de gesso apareceram em terceiro e quarto lugares, com 1,8 mil (3%) e 1,4 mil (2%) toneladas, respectivamente. Todos os resíduos tiveram destinação ambiental correta.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, destacou o impacto positivo dos Ecopontos na limpeza de Guarulhos. “São mais de 60 mil toneladas de materiais que deixaram de emporcalhar a nossa cidade e tiveram destinação adequada. A Prefeitura está empenhada em aumentar a oferta desse serviço com a abertura de novas unidades, a ampliação do horário de atendimento em unidades estratégicas e também ao levar a operação Cata-Treco a todos os bairros".

Instalados de forma descentralizada para facilitar o acesso, os Ecopontos recebem gratuitamente os materiais acima citados. Cada pessoa pode entregar até 1 m³ de resíduos por dia, o equivalente a 12 carrinhos de mão ou a 20 sacos de 50 litros. Para consultar endereços, horários e outras informações acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.

Fotos: Divulgação/PMG