Educadores de Guarulhos podem se inscrever em curso da iniciativa lixo zero até o dia 30

Segunda, 15 de Janeiro de 2024 - 16:49

Estão abertas as inscrições para o curso Educadores pelo Clima Lixo Zero Guarulhos, iniciativa da Prefeitura que traz conteúdos relevantes a compreensão da importância e da necessidade de ações práticas no combate às mudanças climáticas. Os interessados devem acessar o site https://forms.gle/A1ojUf4dYXdawubU8 até 30 de janeiro para se inscrever. O curso é voltado a professores, coordenadores e gestores de ensino das redes pública e privada de ensino e ocorrerá de 31 de janeiro a 8 de fevereiro.

O curso tem o objetivo de ensinar, orientar, informar e difundir a prática de ações de combate às mudanças climáticas, do consumo responsável, da separação do lixo e do desvio do aterro sanitário dos resíduos sólidos urbanos, a partir das instituições de ensino de Guarulhos, para transformar hábitos, costumes e atitudes de toda a comunidade escolar, fomentando a cidadania e o protagonismo rumo a uma sociedade mais sustentável.

As aulas darão elementos para que as escolas possam desenvolver projetos de sustentabilidade a fim de separar os recicláveis que são gerados e encaminhados para a coleta seletiva municipal, fortalecendo o espírito de cidadania e protagonismo de toda a comunidade escolar. Em relação aos restos de alimentos, há oficinas para ensinar a compostagem, e com o adubo produzido há orientações para desenvolver hortas escolares.

O curso Educadores pelo Clima Lixo Zero Guarulhos, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos, é parte integrante do programa Lixo Zero, que visa a buscar soluções e alternativas integradas, socialmente justas e economicamente viáveis à gestão e ao gerenciamento sustentável dos resíduos sólidos mediante o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos e rejeitos gerados no município, fortalecendo a compostagem e a inclusão de agricultores urbanos e familiares, bem como dos catadores de materiais recicláveis para a geração de trabalho e renda, minimizando o aterramento dos resíduos sólidos.

O módulo presencial será realizado em três dias com aulas presenciais, atividades práticas que podem ser reproduzidas em sala de aula (jogos, brincadeiras, exposições e oficinas de compostagem) e visitas monitoradas ao Ecoponto, à Cooperativa de Catadores, ao Pátio de Compostagem e Biodigestão e à Casa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar. Também será conhecida a primeira escola de Guarulhos rumo ao lixo zero, a EPG Celso Furtado, em Bonsucesso. No total serão 40 horas de aulas, com emissão de certificado.

Confira as turmas de fevereiro

Turma 1: dias 31/01 e 1º e 2 de fevereiro (quarta, quinta e sexta-feira) – das 8h às 17h

Turma 2: dias 6, 7 e 8 de fevereiro (terça, quarta e quinta-feira) – das 8h às 17h

As aulas acontecerão na Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, na rua Cristóbal Cláudio Elilo, 278, Parque Cecap.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 97790-1120 ou pelo email lixozeroguarulhos@gmail.com.

Imagem: Divulgação/PMG