Equipamentos móveis de assistência social de Guarulhos realizaram 22 mil atendimentos em 2023

Terça, 02 de Janeiro de 2024 - 11:18

Os equipamentos móveis de assistência social em Guarulhos realizaram cerca de 22 mil atendimentos em 2023. São três unidades do CadMóvel e uma da Van do CadÚnico, que passaram por 35 bairros entre janeiro e dezembro para realizar o serviço de busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Foram 6,6 mil atendimentos realizados pela van, que permanece nos bairros entre uma e duas semanas, e 15 mil atendimentos feitos pelo CadMóvel, que permanece entre um e dois meses nos endereços.

 

A região com o maior número de atendimentos, somando os dois equipamentos, foi o Bonsucesso, com 9,6 mil famílias atendidas, enquanto que o segundo lugar ficou com o Pimentas, que recebeu 2,1 mil famílias, contra 1,6 mil do bairro Cidade Seródio.

 

Enquanto estão instaladas nos bairros, as unidades realizam novas inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de atualizarem informações cadastrais da população. Também são ofertadas orientações e solicitações de benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, BPC-Loas, Viva Leite, ID Jovem e outros.

 

“Esse é um serviço muito importante para que possamos garantir o acesso da população aos benefícios sociais aos quais ela tem direito”, afirma Fábio Cavalcante, secretário de Desenvolvimento e Assistência Social. Ele explica que as unidades móveis são enviadas para as regiões onde o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) está com a agenda mais lotada, trabalhando assim para desafogar os atendimentos e se certificar de que as pessoas terão acesso aos serviços ofertados nas unidades.

 

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG