Escolas e espaços educacionais de Guarulhos recebem projeto de incentivo à leitura

Segunda, 08 de Abril de 2024 - 10:37

Escolas da rede municipal e espaços educacionais de Guarulhos receberão durante o mês de abril o projeto Literatura na Calçada, iniciativa de incentivo à leitura. As apresentações, que acontecem no CEU Pimentas (estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas) no dia 26 às 9h30, 10h40, 13h30 e 15h, e no Parque Chico Mendes (avenida José Miguel Ackel, 1.100 – Vila Izabel) no dia 29 às 8h30, 10h, 13h30 e 15h, são abertas ao público e têm classificação livre.
A intervenção da Trupe BorboLetras apresenta uma biblioteca lúdica, interativa e itinerante com atividades artísticas aliadas ao brincar como mediação de leitura, músicas, contação de histórias e brincadeiras e momentos de livre acesso a um acervo de livros de literatura infantil com temas diversos.
Além do CEU Pimentas e do Parque Chico Mendes, as EPGs Edson Nunes Malecka, Anísio Teixeira e Crispiniano Soares também abrigarão o projeto com apresentações exclusivas para os alunos da rede municipal. A atividade receberá crianças de até 11 anos com tradução em Libras em 32 sessões, livros traduzidos em Braille e mediação de leitura especializada com descrição das imagens para pessoas com deficiência visual, além de um QR Code que direciona para vídeos com acessibilidade em Libras e legendas no canal do YouTube (https://www.youtube.com/@trupeborboletras).
Ao longo do ano o projeto contará com 64 sessões da intervenção artística literária com 60 minutos de duração cada em parques, escolas e CEUs da cidade.
A iniciativa de incentivo à leitura da BorboLetras é um projeto aprovado pelo FunCultura, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura e do programa Mais Futuro.

Fotos: Camila Rhodes/PMG