Evento aborda segurança na faixa de dutos e conscientização ambiental

Quinta, 16 de Agosto de 2018 - 12:56

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e Secretaria de Saúde, juntamente ao Saae, representaram a Prefeitura de Guarulhos durante evento em comemoração ao Dia da Segurança na Faixa de Dutos, que ocorreu no Sítio São Francisco, promovido pela Transpetro nesta quinta-feira (16). Além de alertar sobre os cuidados com os dutos e os riscos com os casos de furtos recorrentes, a ação também abriu espaço para a discussão de diversos temas relevantes à municipalidade.

A Comdec montou uma exposição com os equipamentos utilizados pelos agentes e brigadistas, como os uniformes térmicos, cordas e proteções. Além disso, apresentou um vídeo educativo sobre os trabalhos dos servidores, as precauções indispensáveis para evitar acidentes e como agir em casos de tragédias naturais.

Paralelo a isso, o Saae motivou crianças e adultos a criarem hábitos de economia de água, com uma exposição sobre a água virtual, que trata de todo esse recurso natural utilizado na fabricação de diversos produtos, desde orgânicos até os materiais. A coordenadora de mobilização comunitária, Edilaine Moreira Bueno, reforçou a necessidade do incentivo à sustentabilidade. "Muitas pessoas desanimam, mas é preciso continuar em frente e espalhar essas ideias. De passo em passo a gente chega lá", afirmou.

Já a UBS Jandaia representou a Secretaria da Saúde levando conhecimento sobre o Agosto Dourado, que faz parte da campanha dedicada à saúde de bebês e crianças, por meio de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, bem como a distribuição de preservativos.

A munícipe Damiana da Silva, 40 anos, acompanhou as dicas oferecidas pelos profissionais da UBS e enalteceu a iniciativa. "Nós moradores devemos nos organizar e nos conscientizar de que temos que dar o primeiro passo pela comunidade. Muitas vezes não temos condições de realizar um teste e ver se estamos bem de saúde, então quando há oportunidade é muito importante aproveitar”, disse Damiana.