Exposição de fotos de pessoas com deficiência no Internacional Shopping termina dia 30

Quinta, 21 de Setembro de 2023 - 16:10

Até o dia 30 de setembro a população de Guarulhos pode conferir no Internacional Shopping (piso térreo, em frente à loja Polishop) as 65 imagens de pessoas com diversos tipos de deficiência que compõem a exposição fotográfica gratuita Desperte seu Olhar Inclusivo 2023, com o tema “Eu sou...”. A abertura aconteceu nesta quarta-feira (20) e marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela lei federal 11.133/2005 como 21 de setembro.

“Hoje é um dia especial em que o shopping abriu a porta do coração das pessoas com deficiência para a inclusão. A exposição não traz apenas fotos, guarda a luta e os muitos êxitos dessas pessoas. Parabéns aos nossos artistas, nossas estrelas”, afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, que agradeceu a parceria do estabelecimento comercial.

Nos últimos cinco anos o Internacional Shopping realizou diversas ações em parceria com a Prefeitura. “Temos muito orgulho em abrigar essa exposição da administração municipal. Todo o povo de Guarulhos vem ao shopping e procuramos sempre criar ambientes e espaços para atender e abraçar todos”, disse o superintendente do centro de compras, Edélcio Cazelato.

Coordenada pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, a exposição ocorre simultaneamente no Adamastor até o dia 1º de outubro, de segunda a domingo, das 9h às 22h.

Estrelas

Moradora do bairro Pimentas, Tantara Lidiane Fogaça considera a exposição importante para a autonomia e o entusiasmo das pessoas com deficiência. Ela a visitou na companhia da irmã Thaynara, de 22 anos, que tem síndrome de Down e sonha em ser modelo. “Ela é meu orgulho e se supera todos os dias. Faz balé, dança do ventre, teatro e desfila. Está sempre disposta a se descobrir e se reinventar”, disse Tantara.

Deficiente visual há pouco mais de um ano, Juliana Aparecida da Silva Lopes, de 20 anos, aprovou a iniciativa. “Achei incrível porque a gente se sente mais incluída no mundo e aumenta a nossa autoestima”, contou a moradora do Jardim Paraíso, que frequenta as aulas de Braille e soroban (cálculos matemáticos) oferecidas pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão.

O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

O Internacional Shopping se localiza à rodovia Presidente Dutra, saída 225, Vila Itapegica.

Imagem: Marcio Lino/PMG

Mais flagrantes na Galeria de Imagem: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/23545