Fevereiro Pink começa com ação de prevenção às ISTs em concentração da Banda Bicha no sábado

Sexta, 02 de Fevereiro de 2024 - 16:41

Neste sábado (3) a Prefeitura de Guarulhos utilizará o desfile da Banda Bicha como ponto de partida para iniciativas de conscientização e prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o Fevereiro Pink. A equipe do programa IST/Aids e Hepatites Virais estará na rua Lídio Francisco de Santana (ao lado do Adamastor), a partir das 12h, para orientações e entrega de camisinhas aos foliões.

 

O foco das atividades é a divulgação das estratégias de prevenção disponíveis, como o uso consistente e correto dos preservativos (internos e externos), gel lubrificante, a PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV), que consiste na administração imediata de antirretrovirais para reduzir o risco de infecção após a exposição ao HIV, e a PrEP (profilaxia pré-exposição) como uma estratégia inovadora de prevenção, com medicamentos tomados antes da exposição ao HIV.

 

Na quinta-feira (8), das 9h às 12h, a ação se expandirá para a feira livre na área de abrangência da UBS Soimco, localizada na rua Barão de Melgaço, 101, Cidade Soimco. Simultaneamente, o Restaurante Popular Coma Bem Zilda Arns, situado na avenida Monteiro Lobato, 518, Macedo, receberá a iniciativa das 10h às 14h.

 

Já na próxima sexta-feira (9), o SAE Carlos Cruz realizará a ação das 9h às 12h no Baile de Máscaras do CIC Pimentas, enquanto que a Associação Marinatti, juntamente com a equipe do programa IST/Aids e Hepatites Virais, levará a ação ao calçadão da rua Dom Pedro II, das 10h às 14h. Na mesma data a UBS Seródio e a equipe técnica da Região de Saúde São João estarão presentes no Terminal de Ônibus São João.

 

As ISTs incluem herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e hepatites virais B e C. Por isso, também fazem parte da estratégia de prevenção a testagem regular para as ISTs, o incentivo ao autoteste para HIV e a importância da vacinação contra o HPV, direcionada para crianças e adolescentes de nove a 14 anos, e contra a hepatite B, indicada para a população em geral.

 

Dados sobre as ISTs em Guarulhos

 

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) de 3 de janeiro de 2024, em 2023 foram notificados 192 casos de HIV/aids em Guarulhos, sendo 80% em homens (62% na faixa de 15 a 34 anos) e 20% em mulheres (39,5% na faixa de 15 a 34 anos).

 

Os casos registrados de sífilis foram 1.107, sendo 67% em homens e 37% em mulheres, além de 702 casos de sífilis em gestantes, sendo 59% na faixa de 15 a 24 anos e outros 278 casos de sífilis congênita em recém-nascidos.

 

Vale lembrar que as Unidades Básicas de Saúde abordarão o Fevereiro Pink durante todo o mês em sua rotina de atendimento e ao longo do programa Saúde Agora (UBS abertas aos sábados), inclusive, ofertando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Fotos: Divulgação/PMG