Formação de gestores da rede municipal foca plano de ação nas escolas

Quinta, 13 de Fevereiro de 2020 - 09:49

Nesta quarta-feira (12) coordenadores pedagógicos e diretores das Escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram da oficina de construção do Plano de Ação 2020, no Adamastor Centro. O encontro proporcionou reflexões, compartilhamento de práticas e ações para o exercício da construção dos planos de ação das escolas com base na Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN 2019).

Durante o evento foram apresentados os objetivos estratégicos pedagógicos da Secretaria de Educação e as ações a serem desenvolvidas pelas divisões que compõe o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas.

“É importante compreender o processo de alfabetização e ver quais atividades dentro da escola promovem essa melhoria para as nossas crianças, pois saber ler e escrever nos dá poder”, explicou a diretora do departamento, Solange Turgante Adamoli, sobre a importância do processo de aprendizagem para a construção do plano de ação.

As oficinas foram dividas pelas modalidades de ensino, nas quais os participantes refletiram sobre qual é a escola dos sonhos, suas características e como atingir esses resultados.

Programa Música nas Escolas

Na sequência, o público se reuniu no teatro para assistir um trecho da apresentação da nova orquestra da cidade, a Gru Sinfônica. Iniciativa da Secretaria de Educação, o programa Música nas Escolas atua de forma pedagógica oferecendo aulas de músicas em unidades escolares, além de realizar apresentações e dar continuidade ao programa Orquestra no Bairro.

O secretário de Educação, Paulo Matheus, destacou a importância desse momento para a rede municipal. “Essa conquista é a materialização de um sonho que enriquece nossa rede, um referencial para o país. O programa Música nas Escolas é resultado do esforço individual e do comprometimento de cada um para continuarmos alcançando excelentes conquistas para Guarulhos”, destacou o secretário.

O maestro Emiliano Patarra, da Gru Sinfônica, aproveitou a oportunidade para convidar todos para o 1º evento do ano com a orquestra, que acontece no próximo sábado (15) em homenagem a Beethoven.

Também foi feita a apresentação do novo Portal SE informe, com as principais mudanças realizadas para facilitar o acesso e ampliar o espaço para divulgação do trabalho desenvolvido na rede municipal, com destaque para o espaço das práticas pedagógicas.

Os gestores receberam ainda o livro de avaliação educacional, os relatórios do Avalia Mais com o desempenho dos alunos nas avaliações realizadas no segundo semestre de 2019 e calendários de mesa para cada unidade escolar.

Fotos: Divulgação/PMG