Formação para profissionais da saúde de Guarulhos aborda a promoção da equidade

Quarta, 08 de Novembro de 2023 - 16:02

Uma turma com mais de 30 profissionais da Secretaria da Saúde de Guarulhos participou nesta quarta-feira (8) da formação “Importância do quesito raça/cor na promoção da equidade”, promovida pela Prefeitura na Escola SUS, no Macedo. A ação da Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR) faz parte da programação do Novembro Negro GRU 2023 - o calendário de eventos que visam a refletir sobre o racismo.

A partir da contextualização histórica sobre o racismo no país, a equipe do núcleo técnico da SIR desenvolveu o tema abordando as populações indígena, negra e de migrantes, o racismo estrutural e o institucional e o Guia para Coleta do Quesito Raça/Cor, lançado pela administração municipal no ano passado para orientar os servidores no preenchimento correto de formulários usados nos seus diversos serviços.

O quesito raça/cor é uma ferramenta que permite a formulação, o planejamento e o monitoramento de políticas públicas dentro do princípio da equidade para efetivar a justiça social no país. “A formação é de extrema importância porque irá reforçar a adequada coleta a partir das cinco categorias do IBGE: preta, parda, branca, amarela e indígena, formando a categoria negros como a somatória de pretos e pardos”, explicou a socióloga da subsecretaria, Elisa Castro.

A coleta será também usada avaliar as desigualdades raciais que permeiam as dinâmicas sociais e que devem ser dirimidas pela ação do poder público, segundo a socióloga.

O racismo estrutural como fator desencadeante de violências foi lembrado pela assistente social Gilmara Azenha, que atua no apoio técnico da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde. “Temos que ter um olhar para a população negra que é alvo de violências. Já existe uma política de saúde voltada a esse segmento, mas devemos ter sensibilidade para reconhecer que essa população é mais vulnerável e enfrentar essas violências, garantindo o cuidado integral e integrado”, disse Gilmara.

Novembro Negro

O Novembro Negro prossegue ao longo do mês com diversas atividades, como festival de capoeira, visitas culturais monitoradas, rodas de conversa, entre outras. No dia 20 de novembro ocorrerá a 18ª Marcha da Consciência Negra e a partir das 9h haverá a concentração no Marco da Consciência Negra (confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima - próximo à praça dos Estudantes, no Centro). De lá as pessoas caminharão por vias e pontos históricos de presença negra na região central.

Imagens: Marcio Lino/PMG