GCM Ambiental apreende homem por tentativa de capturar aves silvestres no Cabuçu

Quinta, 03 de Novembro de 2022 - 12:46

O patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu no sábado (29) um homem flagrado na tentativa de capturar aves silvestres com arapucas e alçapões, durante um patrulhamento na mata na região do Cabuçu. Na ocorrência, um pássaro da espécie papa-capim-de-costas-cinzas foi resgatado pela equipe, uma vez que o infrator não apresentou autorização dos órgãos competentes para manter o animal.

 

A ave foi encaminhada ao atendimento especializado com biólogos e veterinários no Parque Ecológico do Tietê, onde passará por avaliação em relação à saúde e ser devolvido à natureza.

 

O acusado, que já respondeu anteriormente pelo mesmo crime, foi encaminhado ao 1° Distrito Policial. Após perícia do local da ocorrência e dos materiais apreendidos, inclusive o carro do suspeito, foi lavrado  boletim de ocorrência com base no artigo 29 da Lei 9605/98, que versa sobre condutas ilegais contra animais, como matar, perseguir e caçar espécies silvestres nativas ou em rota migratória sem a devida permissão. Tal crime pode condenar o infrator à detenção de seis meses a um ano e gerar multa.

 

Imagem: Divulgação