GCM apreende 14 filhotes de jabuti-piranga em feira no Conjunto Marcos Freire

Segunda, 16 de Janeiro de 2023 - 16:49

O patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu 14 filhotes de jabuti-piranga, de tamanhos entre 6 e 10 cm, expostos para comércio ilegal dentro de uma caixa de isopor em uma feira livre na manhã deste domingo (15) na avenida Norte Sul, no Conjunto Marcos Freire. Segundo apurado, o acusado pelo crime fugiu após olheiros não identificados o informarem sobre a chegada da viatura.

 

Os filhotes foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê para cuidados da equipe médica veterinária, que irá se certificar de que estão aptos e saudáveis para viver na natureza.

 

Apesar de ser muito presente em lares, a espécie é silvestre e prefere regiões mais secas e de relevo baixo. A GCM Ambiental alerta que a compra ilegal desses répteis estimula o tráfico e o maus-tratos a animais, uma vez que são retirados de seus habitats naturais para a criação em cativeiro, em condições impróprias para sua formação saudável na maior parte dos casos. Interessados em adquirir o réptil devem buscar órgãos ambientais e criadouros legalizados.

 

A ocorrência aconteceu após uma denúncia de um cliente da feira à Central de Atendimento da GCM, que pode ser acionada pelo telefone 153 todos os dias, 24 horas, para informar sobre crimes ambientais e solicitar resgate de animais silvestres e selvagens em risco.

 

Imagem: Divulgação/PMG