GCM apreende cinco aves silvestres em cativeiro no Parque Primavera

Quarta, 09 de Novembro de 2022 - 15:38

A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu nesta terça-feira (8) cinco aves silvestres em situação de cativeiro na rua Ursa Maior, Parque Primavera. O resgate ocorreu durante um patrulhamento preventivo em um terreno público, quando agentes depararam com as gaiolas que continham aves de espécies não autorizadas pelo Ibama para criação doméstica: duas coleirinhas, um canário-da-terra, um picharro e um azulão. Os responsáveis pelo crime não foram localizados na área durante a ação.

 

Os pássaros foram encaminhados ao Parque Ecológico do Tietê, onde estão sob os cuidados de veterinários e biólogos especialistas em aves silvestres e serão soltos na natureza após a equipe garantir a saúde plena e a capacidade de independência dos animais.

 

Apanhar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão de órgãos ambientais competentes é crime contra a natureza, de acordo com o artigo 29 da lei 9.605/98. Os infratores podem ser penalizados com detenção de seis meses a um ano, além de multa.

 

GCM Ambiental

 

O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

 

Fotos: Divulgação/PMG