GCM de Guarulhos capacita agentes da cidade de Palmas em ferramentas tecnológicas

Segunda, 28 de Novembro de 2022 - 11:38

A convite do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos ofereceu na última semana em Palmas, no Tocantins, quatro dias de treinamento para capacitar agentes do município no uso de funcionalidades de ferramentas tecnológicas para o atendimento a ocorrências, o armazenamento e o fornecimento de dados. As palestras integraram funcionários de segurança pública, de trânsito, da Defesa Civil e de obras.

Durante o cronograma de palestras a GCM guarulhense destacou a importância do aplicativo Agente de Campo. A tecnologia possibilita que equipes consigam consultar, mesmo em patrulhamentos nas ruas, históricos criminais por meio do Banco Nacional de Monitoramento e Prisões (BNMP) e de dados de emplacamentos de veículos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). “A ferramenta é fundamental e disponibiliza a elaboração de um boletim ao final dos atendimentos que agiliza muito o trabalho do profissional”, explicou o palestrante Flávio Branco, técnico em suporte para comunicação e tecnologia.

Os participantes aprenderam também a utilizar funções da Central de Atendimento que permitem o acionamento das forças de segurança pública, bem como a gestão de recursos integrada dos setores. Criado com o objetivo de acelerar o tempo de resposta aos chamados, o sistema contabiliza atualmente mais de 2,9 milhões de solicitações. “Os alunos estavam muito empenhados. Juntos conseguimos ajustar os detalhes necessários para que utilizem esses benefícios tecnológicos”, concluiu Branco.

Integração

Referência no país, a GCM de Guarulhos cumpre uma série de ações voltadas à integração com outros municípios a fim de contribuir com a evolução das forças policiais e a redução da criminalidade em diversos lugares. Desde 2021 já capacitou cerca de 20 cidades em condutas para o atendimento de ocorrências em diferentes cenários.

Ainda em cumprimento ao cronograma integrado, autoridades da cidade participaram do 4° Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública e Gestores da Área, realizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, entre quarta (23) e sexta-feira (25). Na ocasião debateram perspectivas culturais e desafios para os próximos anos. “Eventos como esse nos mantêm em constante evolução. Neles definimos em grupo visões de futuro, como pontos a serem melhorados e estratégias voltadas ao enfrentamento de vulnerabilidades que prejudicam o desenvolvimento da sociedade", afirmou o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes.

Fotos: Divulgação/PMG