GCM desenvolve atividades educativas com cão policial em escolas municipais

Segunda, 10 de Outubro de 2022 - 10:50

As Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) Valter Efigênio e Manoel Bonfim participaram na última semana de atividades educativas e de integração com agentes e o cão policial Thanos da Guarda Civil Municipal (GCM). Após uma demonstração das habilidades e truques do pastor alemão capa preta, nascido e treinado na Inspetoria de Patrulhamento com Cães, as crianças e professores ouviram relatos de ocorrências que marcaram a trajetória do setor e uma palestra sobre o uso de drogas.

De forma lúdica, as palestras objetivam ensinar a identificar o perigo, como na oferta de drogas e assédio, quais são os serviços de segurança disponíveis e como acioná-los. Em virtude do Dia das Crianças, o Canil da GCM fará outras apresentações em escolas e espaços públicos da cidade no decorrer deste mês.

Segundo a inspetora de patrulhamento com cães, Marta Aparecida, a presença dos animais desperta a curiosidade das crianças para as lições repassadas. “Os pequenos ficam encantados com os cães que, apesar de serem treinados para o enfrentamento à violência e à criminalidade, também são dóceis e obedientes”, explica.

Devido ao faro apurado, à agilidade e à força que possuem, os animais realizam diversos tipos de operações de segurança, como busca por pessoas desaparecidas, cadáveres e drogas, imobilização de criminosos, controle de aglomerações e tumultos, patrulhamentos preventivos, entre outros.

Fotos: Divulgação/PMG