GCM ensina lições de defesa ambiental para alunos da rede municipal no zoológico

Terça, 27 de Setembro de 2022 - 16:31

A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) participou de uma atividade educativa no Zoológico de Guarulhos com alunos e professores da rede municipal na última sexta-feira (23). Com o tema Aprendendo a Ser um Defensor dos Animais, o evento alusivo ao Dia Nacional da Defesa da Fauna (22 de setembro) apresentou às crianças lições conscientizadoras sobre a importância da conservação da flora e da fauna brasileira, que apresenta a maior diversidade em todo o mundo, com mais de 100 mil espécies catalogadas.

Para incentivar a proteção à natureza, os agentes mostraram aos alunos as intensas atividades promovidas diariamente pela equipe a fim de resgatar animais silvestres em situação de risco. Somente no primeiro semestre de 2022 a inspetoria resgatou 343 animais silvestres que sofreram com desmatamentos, incêndios, caça, tráfico, atropelamentos, introdução de espécies exóticas invasoras, doenças introduzidas no ambiente, acidentes com linhas de pipa cortantes e choques em fios elétricos.

Além disso, os agentes contaram aos estudantes sobre os patrulhamentos para fiscalizar áreas de proteção permanente ou com recorrência de crimes ambientais. Dentre as principais infrações combatidas estão descarte irregular de resíduos sólidos, queimadas de vegetação e soltura de balões.

As crianças também aprenderam a acionar os agentes. Ao encontrar algum animal silvestre em área urbana ou flagrar um crime contra a natureza, devem manter-se longe da situação de risco, procurar um adulto e pedir que ele acione a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Fotos: Divulgação/PMG