GCM forma 4 mil crianças em curso de prevenção às drogas em 2022

Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 12:19

O Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos concluiu nesta quarta-feira (7) a formatura de cerca de 4 mil alunos de 50 escolas da rede municipal em cursos de prevenção ao uso de entorpecentes, práticas de cidadania e combate à violência ministrados em 2022. Além das crianças, a equipe também atendeu 10 mil pessoas em palestras e eventos socioeducativos neste ano.

Com 16 anos, o Guard já soma mais de 290 mil atendimentos e é referência no país em abordar o tema ao público infantil com técnicas de comunicação que visam à formação da autoestima e do pensamento independente da criança, capacitando-a para identificar perigos e más influências e resistir à pressão de colegas que são usuários de drogas ou que possuem envolvimento com práticas ilícitas.

A EPG Jorge José Pereira, localizada na Vila São Rafael, fez parte do fechamento do ciclo de cursos deste ano em uma cerimônia repleta de homenagens aos pais e professores. A aluna Luana Lima, de 11 anos, animou-se com o projeto desde a primeira aula. Conversar sobre os ensinamentos, vídeos e filmes transmitidos pelo Guard tornou-se parte importante da rotina em sua casa, que incentivou familiares a deixarem o cigarro. "Aprendi que temos que cuidar de nossa saúde, reconhecer quais são os amigos de verdade e os que não são”, contou.

De acordo com Flávia Lima, mãe de Luana, o elo de confiança formado entre os agentes de segurança e alunos faz a diferença. “Nem sempre nós, pais, abordamos assuntos como esses em nossas casas, apenas quando há uma ocorrência do tipo em nossa vizinhança ou na família. Eles (os guardas) estão vivendo essa realidade dia após dia e estão cientes do que falar e como falar sobre as drogas para as crianças”, ressaltou.

Guard

A equipe oferece os cursos de prevenção ao uso de drogas com oficiais com especialização e tem por objetivo reduzir a violência escolar, familiar e social. O público-alvo é formado por alunos do 5º ano da rede municipal, mas também são levados ensinamentos a escolas da rede estadual e particulares, ONGs, empresas e outras instituições.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG