GCM resgata 140 animais silvestres feridos ou em situação de risco em 2024

Quarta, 21 de Fevereiro de 2024 - 17:18

A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou 140 animais silvestres feridos ou em situação de risco nos primeiros 50 dias de 2024. Uma apreensão significativa marcou o ano dos agentes, que retiraram 57 aves silvestres de um cativeiro ilegal no Bonsucesso em 24 de janeiro, nove delas ameaçadas de extinção. Os animais foram destinados aos cuidados médicos veterinários e à reabilitação.

O socorro a aves silvestres é grande parte da rotina da inspetoria especializada. Essas ocorrências são agravadas nos períodos de férias escolares, como janeiro, devido aos ferimentos causados aos pássaros por linhas de pipa com cerol. Eles são encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (Cras-PET).

Os saruês também são motivo de muitos acionamentos. A espécie é facilmente encontrada no ambiente urbano, mas muitas vezes acaba atropelada por carros ou atacada por cães ou humanos, que confundem os saruês com uma ratazana. A GCM orienta as pessoas a não maltratarem esses mamíferos, pois eles têm importante função no ecossistema, espalhando sementes, sendo predadores naturais de escorpiões e outras pragas prejudiciais ao ser humano.

Os cuidados para preservar a fauna são divididos com vistas às espécies resgatadas. No caso de lagartos, capivaras e saruês, que têm habitats em algumas áreas de matas da cidade, é avaliado se estão feridos e, caso apresentem saúde plena, são soltos na natureza. Já as serpentes são rapidamente levadas à equipe de biólogos e veterinários Instituto Butantan.

Acione a GCM Ambiental

O munícipe que encontrar algum animal silvestre ou identificar um crime ambiental deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Fotos: Divulgação/PMG